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Visita guiada por obras de grafite se torna um dos novos atrativos turísticos em Foz do Iguaçu

Visita guiada por obras de grafite se torna um dos novos atrativos turísticos em Foz do Iguaçu

 

O Free Walking Tour, guiado pelo grafiteiro Pas, percorre obras pintadas pelo artista e que carregam diversos signi?cados e detalhes para a interação do público

Uma experiência que busca fazer o público experimentar e interpretar os múltiplos aspectos da arte. Essa é proposta do Free Walking Tour, promovido pelo grafiteiro Pas e que se tornou um dos novos atrativos de Foz do Iguaçu.

O passeio leva pessoas para uma caminhada guiada em meio às obras assinadas pelo artista em murais na Vila Yolanda. Todas elas são conectadas pelo lema de Pas: “o amor e o sonho são urgentes”.

As peças possuem tom surrealista, permitindo a interpretação aberta do público e a busca por detalhes escondidos. Serão pintados cerca de 40 quadros, com previsão de conclusão para o fim de 2023.

A experiência já está aberta ao público e pode ser agendada pelo Instagram do artista: @pas.oficial. As visitas são realizadas às segundas-feiras e aos sábados.

Provocação para a cidade

Pas é de São Paulo e há cinco meses passou a morar definitivamente em Foz do Iguaçu, após alguns anos vindo a cidade para trabalhar em obras de arte.

A proposta do tour pelas obras que produz já acontece em São Paulo e também em Berlim (ALE), onde guias foram treinados para acompanhar o público e apresentar as peças. Em Foz, conforme explica o artista, os moradores e turistas terão a experiência mais completa já oferecida no passeio.

“Além de observar os grafites e me ouvir falando sobre eles, também será possível acessar um QR code e ver como ela foi produzida. Quero promover uma experiência sensorial, que provoque quem passa”, disse Pas.

Validação de atrativos

O Free Walking Tour foi o primeiro dos atrativos que serão validados no programa de desenvolvimento de produtos turísticos de experiência, promovido pelo Sebrae.

O objetivo é reunir empresários envolvidos com o turismo de Foz do Iguaçu, a Prefeitura Municipal e a Paraná Turismo para conhecer propostas e validá-las dentro de três requisitos: serem inovadoras, proporcionar experiências para o turista e ter mercado.

“Levando em consideração que as pequenas empresas são o público-alvo do Sebrae e foram as mais afetadas ao longo desses últimos dois anos, torna-se necessário estabelecer um ambiente de negócios favorável, o que é possibilitado quando ocorre uma gestão compartilhada, através de uma governança estruturada e ativa no território”, disse a gestora de projetos em turismo e cidades inteligentes, Maisa Silvestre.

(AMN/ Fotos: Welyton Manoel/PMFI)

 

 

 

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