Home »

Conheça os novos guias do MTur que contribuem para um melhor atendimento para turistas idosos e LGBTQIA+

Conheça os novos guias do MTur que contribuem para um melhor atendimento para turistas idosos e LGBTQIA+

Com o desafio de promover um turismo inclusivo a todos, o Ministério do Turismo atualizou mais duas publicações para ajudar os profissionais do setor na oferta de experiências turísticas mais seguras e prazerosas para os viajantes. Os guias “Dicas para atender bem turistas idosos” e “Dicas para atender bem turistas LGBTQIA+” trazem orientações que possibilitam uma abordagem mais ampla de atendimento e proteção, além de questões comportamentais, conceitos e dicas práticas para melhor atender cada público.

As cartilhas estão disponíveis on-line e possuem um formato mais acessível, podendo ser acessadas por meio de smartphones, tablets ou por desktop.

A atualização dos guias faz parte do compromisso de entregas assumido pela ministra do Turismo, Daniela Carneiro, para os 100 primeiros dias de governo e é fruto de uma parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O objetivo é democratizar o turismo e propiciar o acesso para todos, conforme Lei Geral do Turismo (Lei 11.771, de 2008).

Clique AQUI ou aponte a câmera para o QR Code para acessar os guias.

Para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, inclusão e acessibilidade são palavras de ordem no governo federal. “Nestes primeiros 100 dias de governo, nossa atuação teve como meta garantir que o turismo, de fato, seja para todos. É com alegria que lançamos mais dois guias que buscam orientar profissionais do setor sobre como atender bem pessoas idosas e o público LGBTQIA+”, afirma Daniela Carneiro.

O guia para atender bem turistas LGBTQIA+ traz um novo olhar, com orientações e conteúdos atualizados sobre legalidade e conceitos básicos de identidade de gênero, sexo biológico e orientação sexual.

A publicação ainda orienta que a identidade de gênero diz respeito a vivência interna e individual sobre como a pessoa se reconhece em relação ao gênero, podendo se dar no padrão binário (masculino e feminino), não binário ou de gênero fluído. Em relação à sexualidade, a forma correta de se referir é sempre dizendo: “orientação sexual” ou “identidade de gênero”.

Uma dica do guia é tratar a pessoa de acordo com o gênero no qual ela se identifica e não pelo sexo de nascimento ou orientação sexual. Cabe destacar que, no Brasil, a discriminação a pessoas LGBTQIA+ é crime, podendo ser igualada aos crimes de racismo.

Para os turistas idosos, a atualização do guia ressalta a premissa de que, ao contrário do que muitos pensam, a idade não é um impeditivo para uma vida socialmente ativa e lembra que esse público possui flexibilidade de horário, podendo aproveitar e desfrutar de vários roteiros.

A publicação também traz informações sobre infraestrutura apropriada; adequação de ambientes e sinalização correta para que as pessoas idosas aproveitem, por completo, a experiência turística.

TURISTAS COM DEFICIÊNCIA – Outro guia que contou com uma atualização, na última semana, por parte dos ministérios do Turismo e dos Direitos Humanos e da Cidadania, foi o “Dicas para atender bem turistas com deficiência”, que aborda temas como ética e responsabilidade social, acessibilidade, desenho universal, exemplos de deficiência, capacitismo, respeito às diferenças e muito mais.

Clique AQUI e acesse o Guia ou aponte a câmera e veja também pelo QR Code.

100 DIAS – O Ministério do Turismo teve como prioridade nesses 100 dias de governo cinco eixos de atuação – diálogo; sustentabilidade e mudanças climáticas; carnaval; estruturação de destinos; e passagens aérea. Durante esse período, a Pasta esteve sempre preocupada em fortalecer o setor e integrar projetos que tornem o turismo mais acessível, respeitoso, inclusivo e para todos.

Acesse AQUI para conferir outras entregas da Pasta neste período.

 

Por Paula Rosa e Vitória Moura / ASCOM MTur

Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

NOSSOS CLIENTES

Carrossel de clientes

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

NOSSOS CLIENTES

Carrossel de clientes

ENVIE SEU CURRÍCULO

Restaurante Tarobá

Sr. William Diego de OLiveira Rua Tarobá, 1048 – Centro de Foz. Telefone: (45) 2102-4425 E-mail: dp@grupotaroba.com.br CEP: 85851-220

LEIA MAIS