Campanha de conscientização sobre a saúde e segurança no trabalho
A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde – Coordenação de Saúde do Trabalhador, tem desenvolvido iniciativas para a conscientização e prevenção relacionadas a doenças e acidentes de trabalho.
Na última semana, o diretor-executivo do Sindhotéis, Jefferson Amorim, participou de uma reunião na sede da Vigilância em Saúde, com o objetivo de alinhar ações para organização do Abril VERDE 2024 em Foz. Com base nos dados disponibilizados no Observatório de Segurança do Trabalho (https://smartlabbr.org/sst), o perfil dos casos de CAT – Comunicado de Acidente de Trabalho são nos seguimentos:
20% Atividades de atendimento hospitalar; 13,6% hotéis e similares;
7,05% restaurantes e similares, 5,85% supermercados;
4,9 % construção civil.
Segundo Sue Ellen Aparecida Silva Leite, Técnica de Segurança do Trabalho da Vigilância em Saúde, serão realizadas outras reuniões para definir as estratégias da campanha. “Essa ação surgiu da necessidade da prevenção de acidente de trabalho, durante todo ano observamos a incidência nesse segmento, fazemos a parte de investigação dos acidentes, visitando empresas, conversando com os trabalhadores. Verificamos as práticas seguras que essas empresas estão desenvolvendo, diante desse fato, tomamos a iniciativa da fazer uma ação macro, para atingir o maior número de trabalhadores, visando prevenir, ter ações positivas para não ocorrer outros acidentes.”
“A cultura de segurança precisa ser desenvolvida e disseminada entre todos os trabalhadores, de forma que todos entendam a importância de seguir as medidas de segurança e de utilizar os EPIs adequadamente. Isso só será alcançado por meio de uma educação continuada, com ações e orientações constantes”. Finalizou Sue Ellen.
Para Jefferson Amorim, diretor-executivo do Sindhotéis, a orientação e conscientização são fundamentais para que trabalhadores e empregadores incorporem boas práticas de segurança do trabalho no seu dia a dia, criando um ambiente de trabalho mais seguro, atuando na prevenção.
A Lei nº 5.173 de 11/10/2022 que institui o Abril Verde tem o objetivo claro: “a conscientização de trabalhadores e empregadores para a melhoria das condições de trabalho e de saúde do trabalhador, visando reduzir os acidentes de trabalho”.
“Desta forma fica estabelecida a via de mão dupla: empregadores disponibilizam protocolos, ambiente de trabalho seguro, EPIs, etc., e os trabalhadores, por sua vez, cumprem sua parte na observância e utilização destes, como hábito diário. Pontuou Amorim.
A campanha busca atingir mais de empresas e trabalhadores, com o objetivo de prevenir acidentes de trabalho e promover um ambiente seguro para todos. A conscientização e a adoção de práticas seguras são fundamentais para garantir a integridade física e a saúde dos trabalhadores.
Sobre o Abril Verde – O Abril Verde é uma campanha de conscientização sobre a saúde e segurança no trabalho. É uma forma de chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, buscando conscientizar tanto os trabalhadores quanto as empresas sobre a importância de adotar medidas de segurança no ambiente de trabalho. O mês de abril foi escolhido em referência ao dia 28, que é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. A cor verde simboliza a esperança de um ambiente de trabalho seguro e saudável.
Mais informações: 45 21058158
Na foto: Orestes Fecci Neto – Encarregado de notificações, Sue Ellen A. S. Leite – Técnica de Segurança do Trabalho, Simone Heberle – Enfermeira, Jerry D’Meza – Estagiário, Eliane Moraes de Souza Preto– Coordenadora Municipal de Saúde do Trabalhador e Jefferson Amorim – Diretor Executivo do Sindhotéis.
Por Ismael Filadelphi – Assessoria de Comunicação Sindhotéis/IHGT.