Ano Novo Chinês torna-se um evento oficial no calendário de Foz do Iguaçu

Membros da comunidade chinesa na cidade acompanharam a cerimônia de assinatura da lei pelo prefeito Chico Brasileiro, no último sábado (25).

O prefeito Chico Brasileiro sancionou no último sábado (25), a Lei Municipal nº 5.212/20232, que institui o Ano Novo Chinês como um evento oficial de Foz do Iguaçu, garantindo a celebração anual do evento em atos públicos durante a cerimônia de encerramento.

A assinatura contou com a presença de membros da comunidade chinesa em Foz do Iguaçu, que agradeceram pelo reconhecimento e valorização da cultura do país. O projeto foi encaminhado pela Câmara de Vereadores, elaborado pelo presidente João Morales.

Chico Brasileiro afirmou que o projeto ganha uma importância nacional, por conta das boas relações entre o Brasil e a República Popular da China.

“A nossa cidade pode se tornar um expoente turístico entre as nações. O número de chineses que nos visitam cresce a cada ano, além das diversas pessoas que residem e possuem empresas na região. Será um marco”, garantiu o prefeito.

Brasileiro ainda relatou os ganhos culturais do município e reafirmou o desejo de transformar Foz do Iguaçu em um local cada vez mais receptivo para o povo chinês. Um dos projetos é a criação de uma Praça Chinesa.

“O Ano Novo Chinês tornou-se uma comemoração de Foz. Um símbolo máximo de integração, por se tratar de uma das celebrações mais importantes desta cultura. Agradecemos também ao Legislativo por essa sensibilidade e criação de projeto”, completou.

Respeito pelos povos

Sinkyc Chen reside há 30 anos em Foz do Iguaçu e enfatizou o bom tratamento que sempre recebeu na cidade, acentuando que a nova lei trará ainda mais estima aos chineses que escolherem morar ou visitar o município.

“Eu amo Foz do Iguaçu há muitos anos e agora sinto ainda mais orgulho por estar aqui. Nos sentimos respeitados e ficamos alegres por mostrar a nossa cultura a quem nos recebeu e integrá-los com muito carinho”, disse.

“A pandemia impediu que a celebração do Ano Novo Chinês fosse ininterrupta. Mas neste ano ela foi novamente realizada e atraiu centenas de pessoas que prestigiaram a festa. Ao transformarmos em lei, passamos a ter a plena certeza de que essas ações serão continuadas”, declarou o presidente da Câmara de Vereadores e autor da Lei, vereador João Morales.

Ano Novo Chinês

Em 2023, a festa de encerramento do Ano Novo Chinês, chamada de Festival das Lanternas, reuniu centenas de pessoas na Praça da Paz, que puderam acompanhar apresentações musicais em mandarim, além da culinária e decorações temáticas.

Foi a segunda edição do Ano Novo Chinês em Foz, realizado pela primeira vez em 2020, com a articulação da Diretoria de Assuntos Internacionais. Desde 2017 a cidade recebe outros eventos, como o 1º Festival da Lua Cheia, com apresentações artísticas nas Cataratas do Iguaçu e na Praça da Paz.

“Queremos parabenizar e agradecer por toda a articulação para que realizemos eventos marcantes. Essa é uma grande oportunidade para que a população chinesa sinta-se em casa. Os iguaçuenses já convivem com muitas culturas e ganham cada vez mais com essa união”, finalizou o diretor presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues.

(AMN).

Nota de Pesar

O Sindhotéis e o Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo de Foz do Iguaçu, com profundo pesar, lamentam e se solidarizam com familiares, amigos e