Após 4 anos, Brasil volta a participar do Fórum Iberoamericano de Marca País

10º edição do evento foi realizada em Cusco, no Peru. Neste ano, Brasil retornou ao quadro de membros do Conselho Iberoamericano de Marca País (CIMAP), composto por organizações responsáveis por logomarcas de destino das Américas e Europa

A Embratur esteve presente, entre os dias 11 e 13 de setembro, do 10º Fórum Iberoamericano de Marca País, marcando o retorno da participação do Brasil e a volta ao quadro de membros do Conselho Iberoamericano de Marca País (CIMAP) após quatro anos de ausência. A entidade é organizadora do evento e une os responsáveis por logomarcas de promoção de destinos em países das Américas Latina e Central e da Europa.

A Marca Brasil, retomada pela atual gestão da Embratur, foi representada pelo supervisor de Marca e Imagem da Agência, Igor Novaes Lins, durante os três dias do evento, realizado em Cusco, no Peru. No encontro, a Embratur compartilhou experiências de como gerir a identidade e as percepções do Brasil no exterior, e participou de debates sobre gestão estratégica de marca país e tendências globais de branding.

Segundo Igor, o retorno do Brasil aos espaços internacionais e regionais de cooperação foi celebrado entre os presentes. “Ficou nítido o quanto os países sentem a falta da nossa liderança e demonstraram felicidade com o nosso retorno, a convite da PromPerú, como membro do CIMAP. O dever de casa agora é entender e melhorar a percepção do mundo sobre a nossa imagem e trabalhar a gestão da nossa marca para muito além da logotipo”, afirmou o supervisor.

Além do Brasil, participaram do evento países membros do Conselho como Panamá, Guatemala, Uruguai, Costa Rica, Chile, Colômbia, Equador, Argentina, Cuba, El Salvador e Espanha (Marca Barcelona). Também estiveram presentes a Marca Cidade de Buenos Aires e a Marca Venezuela.

“Esta foi uma importante oportunidade para aprender como outros países promovem as suas marcas com base nos atributos diferenciais que os distinguem. Isso faz parte da sua tarefa de posicionar a imagem do país no exterior”, disse Angélica Matsuda, presidente executiva da Comissão de Promoção do Peru para Exportações e Turismo (PromPerú). Atualmente, o CIMAP é presidido pelo país peruano.

(Embratur).

Nota de Pesar

O Sindhotéis e o Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo de Foz do Iguaçu, com profundo pesar, lamentam e se solidarizam com familiares, amigos e