Home »

Codefoz lança guia de segurança para visitantes de Foz do Iguaçu e da fronteira

Codefoz lança guia de segurança para visitantes de Foz do Iguaçu e da fronteira

Plenária do conselho ainda debateu fomento à economia, projetos em saúde e espaço para grandes eventos.

 Em uma sessão marcada pelo alto nível das elaborações, o Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) debateu ações em segurança, economia, saúde e espaço para grandes eventos em Foz do Iguaçu. A plenária presencial e on-line foi nessa quarta-feira, 8.

As quatro temáticas se articulam entre si, sendo fatores que promovem desenvolvimento e qualidade de vida. Participaram das discussões representantes de instituições públicas e privadas que integram o conselho e lideranças convidadas.

A plenária aprovou o “Guia de Segurança para Visitantes em Foz do Iguaçu e Região”, elaborado pela Câmara Técnica (CT) de Segurança do Codefoz, com dicas, orientações e telefones úteis para turistas e moradores. O conteúdo começará a ser distribuído em meio digital, com posterior circulação impressa.

O objetivo é contribuir para uma melhor experiência do visitante na região trinacional. Além de procedimentos de segurança, o informativo orienta sobre o serviço migratório e normas que devem ser observadas pelos viajantes, levando a diversos links de utilidade.

“É uma grande contribuição para informar e auxiliar nossos visitantes para que tenham uma experiência segura em Foz do Iguaçu e na região fronteiriça”, salientou o presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves. “Essa publicação é o exemplo de um trabalho conjunto que dá resultados”, frisou.

O coordenador da CT de Segurança, delegado Fabiano Bordignon, da Polícia Federal, enalteceu o envolvimento das instituições da segurança, do Conselho Municipal de Turismo e da Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos. “Um projeto concluído a muitas mãos”, expôs.

“Por ser digital, o guia é aberto para agregar novas informações”, reportou. “A ideia é melhor orientar nossos visitantes e mesmo os moradores da fronteira. Assim, ampliamos com outras informações os conteúdos de uma cartilha da Polícia Militar, que utilizamos como base, e teremos a versão impressa”, explicou Fabiano.

Desenvolvimento econômico –  Durante a sessão, o vereador Adnan El Sayed (PSD) apresentou o relatório da Comissão Especial de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal. Presidida por ele, essa representação inclui os vereadores Cabo Cassol (Podemos) e Jairo Cardoso (União Brasil).

O objetivo do trabalho, argumentou, é identificar e fortalecer segmentos indutores do desenvolvimento econômico iguaçuense. Na reunião, foram expostos dez pontos principais, que incluem maior articulação com atores locais, atração de investimentos e fortalecimento na inovação, turismo, comércio e logística.

“O ponto mais importante do relatório é a necessidade do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, com diagnóstico, amplo debate e mecanismos de execução, monitoramento e revisão periódica”, disse. “E, ao final, a mensuração do impacto e do resultado”, sugeriu Adnan.

Projetos em saúde – Coordenador da CT de Saúde do Codefoz, Dr. Valter da Cruz Teixeira apresentou dois projetos. O Focando Direito abrange o direito médico e da saúde, a ser coordenado pela advogada Dra. Maria Júlia Gobo Jorge. A outra ação constitui o Núcleo de Análises de Novas Tecnologias e de Protocolos Médicos Referenciais, a ser conduzido pelo médico Dr. Nario Rodolfo Takimoto. Ambos foram aprovados.

“O direito à saúde e o direito médico são conceitos complementares, sendo essencial promover esses temas na sociedade”, enfatizou. “Já o núcleo objetiva as novas tecnologias, que exigem análise densa e qualificada. E constituirá um banco de protocolos médicos referenciais, de atualização periódica”, pontuou Dr. Valter.

Complexo para grandes eventos – Uma das 70 propostas do Codefoz apresentadas para apoio da Itaipu Binacional, o Complexo Multiuso Cataratas teve o seu projeto detalhado pelo arquiteto Renato Escobar, do escritório Jarda Engenharia. Essa elaboração está sob a responsabilidade do Fundo Iguaçu.

É uma solução multiuso para grandes eventos em Foz do Iguaçu, explicou, dando detalhes técnicos. “Conexão é a palavra que define o conceito. A intenção da apresentação é abrir o projeto para contribuições”, convidou Renato. A entrega dos projetos executivos será até maio de 2024.

“Devemos seguir trabalhando unidos para realizar esse projeto que é para Foz do Iguaçu, uma cidade do mundo”, ressaltou o presidente do Fundo Iguaçu, Enio Eidt. “Agradeço ao Codefoz, que colocou o projeto entre suas prioridades, ao diretor da Itaipu, Enio Verri, ao prefeito Chico Brasileiro e ao deputado federal Vermelho, quem plantou essa semente”, realçou.

(AI Codefoz)

Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

Workshop de Segurança de Alimentos

Nesta sexta (14), aconteceu no Sindhotéis, o workshop de Segurança de Alimentos, onde 30 participantes ligados a hotelaria e gastronomia, participaram.  A nutricionista Suyan Alexandre

LEIA MAIS

“Não é Não”

“Não é Não”, destinado a prevenir o constrangimento e a violência contra a mulher em ambientes nos quais sejam vendidas bebidas alcoólicas, como casas noturnas,

LEIA MAIS