Ampliação do terminal de passageiros em 5 mil m², nova sala de embarque internacional e homologação da extensão da pista de pousos e decolagens estão entre as principais mudanças
Todos os dias, mais de 720 pessoas trabalham com celeridade para avançar as etapas de obras no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. As obras realizadas pela CCR Aeroportos no terminal, anunciadas em outubro de 2023, ultrapassam os 75% de conclusão e serão entregues até novembro deste ano, com investimento acima dos R$ 350 milhões.
Entre operários, engenheiros, arquitetos, operadores e encarregados, centenas de pessoas trabalham em turnos diurnos e noturnos nas obras de ampliação e modernização do Aeroporto de Foz. Com a finalização dos trabalhos, a capacidade anual de operações passará de 2 milhões para 6 milhões de passageiros por ano.
Para atender a nova demanda, o terminal de passageiros será ampliado em 5 mil metros quadrados para receber novas salas VIPs, restaurantes, bares, lojas de presentes e outros estabelecimentos comerciais. Além das melhorias para o embarque doméstico, os passageiros de voos internacionais terão uma nova sala de embarque, conectada às aeronaves por pontes de embarque.
Na área externa, a CCR Aeroportos irá ampliar o terminal de cargas e construir novos pátios de aeronaves, com 13 posições. Para março de 2025, a homologação da extensão da pista de pousos e decolagens será concluída e o Aeroporto de Foz terá a segunda maior pista do Sul do Brasil, com investimento de R$ 20 milhões realizado pela concessionária.
Obras de desenvolvimento
Wander Melo Jr, gerente do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, destaca que as obras têm efeito imediato na demanda de voos do terminal, com a melhoria da operação e fluxo de passageiros recebidos diariamente.
“O nosso desafio é realizar todo esse movimento de obras sem interromper a operação. É uma missão que estamos cumprindo com eficácia, todos os dias. Já inauguramos novos espaços que imediatamente melhoraram a experiência dos passageiros, como o novo check-in, novo embarque internacional e outras obras que não são visíveis para os viajantes, mas fazem toda a diferença, como as obras de melhorias no pavimento da pista”, conta Wander.
Segundo Elmo Copello, gerente de Obras do Aeroporto, os esforços conjuntos da equipe de funcionários garantem o cumprimento de todas as agendas de entregas estipuladas pela CCR Aeroportos.
“São mais de 700 pessoas, muitas vindas de outras partes do Brasil, reunidas aqui para trabalhar em prol do desenvolvimento deste terminal, que é essencial para o setor turístico de Foz do Iguaçu. Pensamos em um projeto moderno, que contemple as demandas reivindicadas e posicionem o Aeroporto de Foz como um dos melhores do Brasil”, pontuou Copello.
Sobre a CCR Aeroportos
A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos em quatro países. No Brasil, administra 17 aeroportos: Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu (PR); BH Airport e Pampulha (MG); Goiânia (GO); São Luís e Imperatriz (MA); Navegantes e Joinville (SC); Teresina (PI); Palmas (TO); Petrolina (PE); Pelotas, Uruguaiana e Bagé (RS). No exterior, a empresa opera os aeroportos Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 43 milhões de passageiros por ano.
www.ccraeroportos.com.br | @ccraeroportos
Foto: Kiko Sierich/CCR Aeroportos