Home »

Conecta IGU: inscrições para programa de inovação são prorrogadas até o dia 3 de agosto

Conecta IGU: inscrições para programa de inovação são prorrogadas até o dia 3 de agosto

Parceria entre a Embratur e a Itaipu vai acelerar startups que apresentem soluções sustentáveis para desafios do turismo brasileiro

 

O Conecta IGU – Programa de Inovação Voltado ao Setor do Turismo – prorrogou o prazo de inscrições, que agora seguem abertas até o dia 3 de agosto. O objetivo do chamamento é impulsionar projetos de startups que apresentem soluções para os desafios do setor turístico no Brasil, com uso de tecnologia e da inovação. O edital e as inscrições podem ser feitas aqui (pti.org.br/conectaigu/).

O programa, fruto de uma parceria da Embratur com a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), quer simplificar e agilizar o processo de emissão de vistos, visando facilitar a visitação de estrangeiros ao Brasil; e criar indicadores sobre o fluxo de turistas, permitindo a compreensão do comportamento dos visitantes e a identificação de oportunidades de crescimento.

“Com o programa, queremos entender quem são nossos turistas, o que pensam, o que desejam, o que consideram em suas tomadas de decisão. Ou seja, é a inteligência de informação para gerar melhores investimentos. Do outro lado, temos o objetivo também de facilitar a emissão dos vistos, para que mais turistas possam vir para o Brasil”, explicou o presidente Marcelo Freixo.

O lançamento do Conecta IGU aconteceu no início de junho, em Foz do Iguaçu (PR). A iniciativa faz parte das ações do EmbraturLab, o laboratório de inovação do turismo da Embratur que foi lançado em maio, durante o Web Summit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo.

Startups que tenham projetos capazes de oferecer solução exequível, viável econômica e tecnologicamente para, pelo menos, um dos eixos estabelecidos, podem participar do Conecta IGU.

No total, serão investidos R$ 350 mil nos seis meses da etapa de desenvolvimento da PoC (Proof of Concept), ou prova de conceito, o teste na prática de soluções apresentadas por até cinco startups selecionadas, além de uma série de benefícios oferecidos conforme consta no edital.

O processo de seleção está dividido em três etapas: homologação e avaliação das propostas; pré-aceleração das startups (com orientação, suporte e acompanhamento das 15 mais bem classificadas); e apresentação dos projetos para uma banca avaliadora (pitch day). Ao final do processo, serão escolhidas até cinco propostas.

As startups selecionadas terão incentivos como: acesso a infraestrutura, apoio e mentoria técnica de especialistas do PTI-BR e da Embratur; networking e conexões com parceiros das instituições envolvidas; acesso à incubadora do PTI-BR; acesso ao Smart CTI (sandbox), para testes e validações de tecnologias do setor em ambiente real, entre outros

Confira o vídeo do Conecta IGU e inscreva já a sua startup!

www.youtube.com/watch?v=AuWYsFPd94A

Parceria
O termo de cooperação entre Embratur e Parque Tecnológico Itaipu tem validade de 48 meses e tem como objetivo a colaboração na promoção de ações e programações, visando maior abrangência de atuação e um melhor rendimento na realização dos objetivos e finalidades comuns, em especial aos setores de comércio de bens, serviços e turismo.

A divulgação da Marca Brasil, conforme o manual de uso 2023 da marca, também está prevista na parceria, além de atuar no impulsionamento da inovação na área do turismo, e produtos e construir uma atuação em sintonia com investidores e atores do mercado de turismo.

As partes definirão nos editais e contratos futuros os valores que serão repassados para startups, entidade responsável, bem como forma e etapas de pagamentos, as demais ações para execução do presente contrato poderão ser definidas por meio de termo aditivo.

(Embratur).

Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO