Ao todo, o sistema do MTur reúne mais de 10,5 mil agências e 7,4 mil meios de hospedagem que possuem perfis nas plataformas digitais, auxiliando na verificação de informações por turistas
Ao criar um roteiro de viagem, a maioria dos turistas busca experiências, destinos e estabelecimentos por meio de redes sociais. Apesar de várias empresas estarem presentes nas plataformas digitais, ainda existem muitas informações duvidosas, que contribuem para a ocorrência de golpes.
A fim de auxiliar o consumidor a evitar problemas, o Ministério do Turismo disponibiliza, por meio do Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), um registro completo de todos os empreendimentos turísticos devidamente cadastrados.
Atualmente, o sistema reúne 10.583 agências e 7.408 meios de hospedagem com redes sociais cadastradas. O registro dos perfis digitais no Cadastur é de extrema importância para complementar as informações disponíveis no site do MTur e auxiliar na realização de pesquisas por turistas.
Neste Dia do Cliente (15/09), descubra por que é crucial escolher empresas de turismo que estejam registradas e ativas no Cadastur. Proteja-se e garanta que suas viagens sejam memoráveis pelas experiências autênticas, e não por imprevistos. Para consultar as redes sociais de um empreendimento, o turista pode acessar o site cadastur.turismo.gov.br e clicar em ‘Sou Turista”.
DICAS – É cada vez mais comum a prática de golpes por meio de perfis “fakes” nas redes sociais, motivo pelo qual o consumidor deve sempre conferir se o perfil digital que ele encontrou consta do Cadastur.
Avalie se a rede social do serviço possui as mesmas características de outros similares, como comentários, citações, colabs, e leve em conta a quantidade de seguidores. Pesquise sobre a empresa em todas as plataformas digitais existentes, buscando mais informações. E desconfie de perfis que possuam imagens genéricas ou que tenham ofertas duvidosas, oferecendo promoções fora do comum.
Verifique também o CNPJ da empresa antes de contratar, conferindo informações a exemplo de pendências comerciais e anotações negativas; ações judiciais; participação em falências; protestos; cheques sem fundos; dados cadastrais e a situação junto à Receita Federal.
AGÊNCIAS DE TURISMO E MEIOS DE HOSPEDAGEM – Para ter a rede social do seu empreendimento registrada no Cadastur, basta fazer o login na plataforma Gov.br, clicar no ícone da atividade e em “Alterar/Resolver Pendência”. (Clique AQUI para saber mais sobre o login no Gov.br e como fazer o seu cadastro).
DIA DO CLIENTE – Criada em 2003, no Rio Grande do Sul, a data celebra o relacionamento entre consumidores e empresas e relembra a importância do permanente combate a fraudes e golpes.
Por Vitória Moura / ASCOM MTur/ FOTO: Crédito-Freepik.