Medo de falar em público?
Com certeza, os participantes do curso de oratória oferecido pelo Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo de Foz do Iguaçu, em parceria com Luciano Villela, jornalista, advogado e professor universitário, com mais de 30 anos de experiência em comunicação, não irão mais passar por essa situação. O curso possibilitou aos alunos compreenderem o processo da boa comunicação, através do Método Villela de Oratória, criado pelo professor, os participantes colocaram em prática as dicas repassadas e em apenas dois dias tiveram um progresso relevante em suas falas.
Dicas como planejar, gestualizar, fixar o olhar, intensidade vocal, entre outras ferramentas que possibilitam atenuar a carga de tensão em uma apresentação em público. O curso foi bastante procurado e teve cinquenta inscritos, da rede hoteleira, restaurantes e profissionais autônomo, com duração de 7 horas, o curso encerrou nesta quarta-feira, (10).
De forma lúdica, com atividades práticas, e itens sobre a comunicação, como, emoção, gestos, intensidade vocal, pronúncia, olhar, e até mesmo o bom humor, os alunos deixaram a timidez de lado e puderam experienciar algumas situações em que a fala, e uma boa comunicação podem resolver muitas questões.
Em uma das atividades, ao apresentar à turma um tema aleatório, os participantes deram um show, com histórias de superação, alegria, emoção e experiências fascinantes da vida de cada um, compartilhadas com os demais.
Oswaldo Ribeiro de Souza Junior, do departamento de reservas, do hotel Foz do Iguaçu, falou sobre o transtorno do espectro autista do seu filho, desenvolveu o tema em meio a momentos de emoção, e falou de forma resumida, mas muito bem colocada, a experiência da descoberta do autismo, e as superações no dia a dia. “Eu tenho dificuldade em falar em público, consegui desenvolver o tema porque convivo com ele, fiquei emotivo, mas tem momentos que posso travar, mesmo falando com clientes pelo telefone, às vezes a comunicação fica difícil, esse curso nos mostra como agir, como se portar, é muito válido”.
Marcos Antônio, é confeiteiro do Recanto Cataratas Resort, e para presentear a turma, produziu um bolo. Falou sobre sua trajetória na confeitaria, “eu e minha esposa estamos realizando um sonho de infância, trazer o conceito de bolos, que remeta a casa da vó, acolhimento, trazer alegria à sua festa, ao seu evento, esse curso me ajuda em vários sentidos, a comunicação vende o meu produto”
Edson Mateo da Silva, recepcionista do hotel Foz do Iguaçu, desenvolveu uma conversa bastante interessante, com o tema sobre , streamer, acesso à internet e lives. “É ótimo poder quebrar essa barreira do medo, da timidez de falar em público, quero sempre melhorar”. Durante a atividade, o professor avaliou gestos, olhares e tom da voz.
Para Sonia Mara Fernandes Gregório, governanta do Nadai Confort Hotel e Spa, o aprendizado e troca de experiências, serão levados para toda a vida. “Aproveitei todas as dicas, irei replicar o que aprendi aos colegas de trabalho”.
Raquel Greco Brant da Costa Ribeiro, responsável pelo programa de governança de dados do Recanto Cataratas Resort, está habituada a falar em treinamentos e palestras para os funcionários do hotel. “Mesmo assim, às vezes sinto insegurança, com alguns vícios de linguagem. Esse curso é importante para melhorar nossa comunicação, meu perfil é muito comunicativo, mas precisamos de um pouco de filtro, até mesmo na nossa comunicação do dia a dia. Esse curso é um aperfeiçoamento”.
Para Villela, fica evidenciada a necessidade e importância da comunicação na vida pessoal e profissional das pessoas. “As empresas precisam tratar essa comunicação, quer seja para o público interno, quer seja para atendimento ao público externo, de forma cada vez mais cuidadosa. E quando fala-se em turismo essa necessidade do bom atendimento é ainda maior, ou seja, a boa comunicação anda de forma estreita ao desenvolvimentos das empresas”.
“Neste sentido o Curso de Oratória visa trabalhar, qualificar os colaboradores das empresas voltadas ao setor turístico, para que as relações internas se intensifiquem e o atendimento ao público externo se expanda ainda mais, valorizando o visitante a ponto dele querer voltar”. Finalizou Villela.
(Texto e foto – Ismael Filadelphi – Assessoria de Comunicação Sindhotéis/IHGT).