Em sete meses, entrada de estrangeiros no Brasil ultrapassa o total de 2022

Mais de 3,65 milhões de turistas internacionais desembarcaram no nosso país entre janeiro e julho de 2023

A chegada de estrangeiros no Brasil nos primeiros sete meses do ano já supera o total de acessos registrado em 2022. De janeiro a julho de 2023, 3,655 milhões de turistas internacionais entraram no nosso país. Foram 3,630 milhões em todo o ano passado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (29) pela Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, em parceria com as equipes do Ministério do Turismo e da Polícia Federal.

Se comparado com os primeiros sete meses de 2022, a entrada de estrangeiros foi 52% maior em 2023. Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, os dados são animadores e só reforçam a importância do setor para a renda das famílias e para a economia do país.

“São resultados que já refletem o nosso trabalho, seja na ampliação de voos com o destino ao Brasil, são 40% de rotas a mais que no ano passado, como na promoção dos destinos de nosso país nos países que mais mandam turistas para o Brasil. Neste segundo semestre, estamos intensificando nossas ações, com campanhas publicitárias nos EUA, Europa e América Latina, participação em feiras e realização de eventos, e a perspectiva é de acelerar ainda mais a retomada”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, comemorou os números e destacou as ações de todo o governo federal para impulsionar o turismo no Brasil. “Estamos trabalhando incansavelmente para atrair cada vez mais turistas estrangeiros para o nosso país. Temos uma diversidade cultural, natural e gastronômica incomparável, além de um povo acolhedor e hospitaleiro. Estamos preparando ações que visam a melhoria da infraestrutura, segurança, qualificação, promoção e desburocratização para ampliar o turismo internacional em nosso país e, consequentemente, gerar emprego e renda para a nossa população”, afirmou.

Apenas em julho de 2023, o Brasil recebeu 375.648 turistas internacionais – 30% a mais do que o registrado no mesmo mês de 2022. Argentinos (85 mil), estadunidenses (52 mil) e chilenos (32 mil) foram os estrangeiros que mais frequentaram o nosso país em julho.

No acumulado dos sete meses do ano, os principais países emissores de turistas ao Brasil foram Argentina (1.381.991), Estados Unidos (382.843), Paraguai (264.564), Chile (260.027) e Uruguai (223.788).

Gastos
Na semana passada, o Banco Central divulgou os dados dos sete primeiros meses do ano sobre a entrada de divisas com o consumo do turista estrangeiro no Brasil. E os dados também são animadores: foram deixados no Brasil US$ 3,796 bilhões (R$ 18,5 bilhões), valor que já é maior do que o registrado no mesmo período de 2019, antes da pandemia.

(Embratur).