Home »

Empresas recebem o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná

Empresas recebem o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná

Evento, no Sebrae/PR, também foi marcado pela entrega da primeira edição do Prêmio Aldo Carvalho, para a empresa que obteve a maior pontuação

Nesta segunda-feira (20), foi realizada a cerimônia de entrega do Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, no Sebrae/PR, em Curitiba. Ao todo, 57 empresas receberam a chancela, que certifica estabelecimentos turísticos de destaque em gestão e serviços. Uma das novidades deste ano foi o lançamento do Prêmio Aldo Carvalho, como forma de homenagear e reconhecer o trabalho do ex-coordenador de Turismo do Sebrae/PR, criador do Selo.

 

Homenagem da família de Aldo Carvalho, ex-coordenador de Turismo do Sebrae/PR, criador do Selo, que faleceu em 2020. (Foto: Inove)

No evento, houve o reconhecimento das empresas que receberam os Selos Ouro, Prata e Bronze, em sete categorias: agenciamento, atrativos turísticos, espaço para eventos, gastronomia, meios de hospedagem, organizadoras de eventos e transportadora turística.

Os melhores avaliados foram, na categoria de agenciamento, o Ninho do Corvo, de Prudentópolis, obteve a melhor pontuação e a chancela Ouro. O Parque de Natureza Buraco do Padre, localizado em Ponta Grossa, recebeu a distinção Bronze na categoria atrativos turísticos. A Muro Alto Eventos, situado em Quatro Barras, alcançou o Selo Ouro na categoria de espaço para eventos.

Já a Casa da Mãe Joana, opção gastronômica em Maringá, conquistou o Selo Ouro na categoria gastronomia. O Del Rey Quality Hotel, de Foz do Iguaçu, foi premiado com a chancela Ouro, na categoria hospedagem. A Bússola Eventos, de Maringá, recebeu o Selo Ouro na categoria Organizadora. E a Grandtour Viagens e Turismo, do mesmo município, recebeu Ouro na categoria transportadora. No Paraná, as empresas que detêm o Selo, podem ser conferidas no site: https://www.sebraepr.com.br/melhoresdoturismo/#empresas

Melhores práticas – O gestor do Parque de Natureza Buraco do Padre, Álvaro Fernandes Dias Filho, conta que o atrativo buscou apoio junto ao Sebrae/PR para melhorar práticas de gestão e de experiência de produto turístico, ocasião em que foi apresentado ao Selo de Qualidade no Turismo do Paraná.

“Nos motivamos a participar do programa por entender que era uma oportunidade de validar e olhar criticamente para os processos internos que estavam sendo adotados e de aprender mais. Queríamos buscar a melhoria nos nossos processos e a segurança naquilo que vínhamos fazendo”, explicou.

O Parque de Natureza Buraco do Padre está localizado no Distrito de Itaiacoca, em Ponta Grossa, e é reconhecido pela beleza natural, com uma caverna vertical (furna) com cerca de 40 metros de profundidade visível e 30 metros de diâmetro, por onde deságua uma cascata de 30 metros de altura em solo arenoso.

Reconhecimento – Para Jaime Mendes, sócio-proprietário do Del Rey Quality Hotel, de Foz do Iguaçu, o a conquista é resultado de um trabalho longo e duradouro que tem sido desenvolvido há mais de sete anos.

 

Jaime Mendes, sócio-proprietário do Del Rey Quality Hotel, de Foz do Iguaçu, premiado com a chancela Ouro, na categoria Hospedagem. (Foto: Inove)

“Começou com o Programa Sebrae Gestão de Qualidade e depois ganhamos o prêmio de melhor empresa do Paraná, em 2018, atingindo 100% dos critérios para o Selo de Qualidade no Turismo. Desde então, continuamos implantando melhorias e a principal mudança foi na percepção sobre a gestão da qualidade voltada para o planejamento estratégico da empresa. Foram projetos e programas que trouxeram maturidade e mais profissionalismo para o nosso negócio”, comentou.

Agora, com o reconhecimento do novo Selo Ouro, Jaime comemora e garante que, além do reconhecimento, a chancela serve como um incentivo.

“Desde a inauguração, quando meu pai começou este negócio, o foco é trazer atendimento de qualidade e, com isso, entregar o melhor serviço para os clientes. O Selo nos mostra que estamos conseguindo atingir esses objetivos e, como resultado, modernizamos a empresa, melhoramos gestão, passamos a ser mais inovadores e sustentáveis e conseguimos aumentar a rentabilidade do hotel”, pontuou.

Evento presencial – Desde 2020, devido à pandemia de Covid-19, o evento não era realizado de forma presencial. Deste modo, esta edição celebra e reconhece as melhores empresas de cada categoria que receberam a chancela nos ciclos de 2019 a 2023.

O Selo de Qualidade no Turismo do Paraná é resultado da parceria entre o Sebrae/PR e a Fecomércio PR, com apoio de parceiros estratégicos, incluindo a Secretaria de Estado do Turismo (Setu), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR) e Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (Abeoc-PR).

 

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni; o vice-presidente da Fecomercio PR, Ari Faria Bittencourt; Paola Incerti, da Bússola; e o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta. (Foto: Inove).

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni, parabenizou as empresas pelo destaque e apresentou dados que apontam a existência de 160 mil empresas no ramo turístico no Paraná. Destas, segundo ele, 94% são micro e pequenas empresas que impulsionam o desenvolvimento econômico local e colaboram com a geração de novos postos de trabalho.

“A premiação do Selo de Qualidade do Turismo no Paraná, representa um momento significativo para o setor turístico e para as entidades que o respaldam. Coletivamente, celebramos o progresso dos empresários e dos negócios que se destacaram em suas categorias, conferindo-lhes reconhecimento através de premiações específicas”, apontou.

O vice-presidente da Fecomercio PR, Ari Faria Bittencourt, destacou que o setor de turismo é uma vitrine do Paraná.

“O turismo é um segmento que rende muito para o comércio como um todo, não apenas para os hotéis e restaurantes. É muito importante esse incentivo para o turismo, através desta parceria entre a Fecomércio e o Sebrae”, exaltou.

Prêmio Aldo Carvalho – A primeira empresa a receber o Prêmio Aldo Carvalho foi a Bússola, de Maringá. A empresa atua no segmento de eventos há mais de 15 anos. Atualmente, os principais eventos atendidos pela empresa ocorrem no estado de São Paulo. Em âmbito nacional, a empresa está no Circuito Nacional Brahma, dentro dos principais rodeios do Brasil. Os serviços prevalentes são realizações e organizações de eventos no ramo da gastronomia, desde festivais a eventos corporativos.

À frente do negócio, Paola Incerti diz que a jornada da empresa no processo para a obtenção do Selo em outras edições foi um dos pontos de partida para a obtenção de destaques municipais e estaduais.

“Conseguimos desfrutar do nosso empenho, envolver a equipe, trazer o modelo de excelência em gestão para os nossos eventos com destaque nacional. Foi uma virada de chave significativa para a nossa empresa”, disse Paola.

No ano passado, a empresa realizou atendimentos que representam um crescimento de lucratividade de cerca de 80%, comparado aos anos anteriores, em decorrência de grandes eventos.

“Quando iniciamos o processo do Selo, nós tínhamos um número maior de clientes, comparado com hoje, porque, de fato, a gente mudou um pouco o nosso foco e a nossa diretriz de atuação. Nós temos poucos clientes, mas os clientes que estão conosco, de fato, têm uma certa fidelidade para alguns formatos de evento e são clientes mais significativos. Participar do Selo teve impacto positivo pensando na nossa visibilidade, na nossa marca, em relação ao nosso retorno financeiro, a partir do momento que nós nos profissionalizamos mais e agregamos inovação, que é um dos pilares do Selo. Isso não tem preço”, relatou Paola.

A família de Aldo Carvalho prestigiou a entrega do prêmio. E, também, recebeu uma homenagem do Sebrae/PR durante a cerimônia histórica da entrega da primeira edição. A mãe de Aldo, Felícia Pavanelli Carvalho, e a esposa de Aldo, Vergilia Carvalho, receberam a homenagem.

“Foi uma homenagem linda, hoje, para o Aldo. A vida dele era divulgar o turismo e o Paraná. E que todas as empresas continuem seguindo esse caminho. Que as pessoas continuem a valorizar o turismo, pelo qual ele foi sempre apaixonado”, agradeceu Vergília.

Emocionado com a homenagem ao amigo e companheiro de trabalho, o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, também enalteceu o amor de Aldo pelo turismo e comentou a dedicação de uma vida dedicada à promoção do setor no Paraná.

“O Aldo acreditava no Selo como uma força motriz de mudança no cenário do turismo. A relação do turismo paranaense com o Aldo era uma relação de pai para filho. Para o Aldo, o turismo era seu grande desafio e uma grande paixão”, completou Tioqueta.

Entre as lideranças que prestigiaram o evento, estavam o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete; o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto; o presidente da ABIH, Paulo Iglesias, o presidente da ABAV, João Rigon; o presidente da ABEOC, Fabio Skraba; o presidente da Abrasel; Luis Fernando Menucci, o presidente do Instituto Água e Terra, Everton Luiz da Costa Souza; e o presidente da Faciap, Fernando Moraes e o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt.

(Assessoria de Imprensa).

Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

Nota de Pesar

O Sindhotéis e o Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo de Foz do Iguaçu, com profundo pesar, lamentam e se solidarizam com familiares, amigos e

LEIA MAIS