Espetáculo no céu das Cataratas marca os 150 anos de Santos Dumont

Esquadrilha da Fumaça cruzou as fronteiras do Brasil e da Argentina com um show exclusivo para delírio dos turistas nos dois países

O Parque Nacional do Iguaçu celebrou, nesta quinta-feira, 3 de agosto, os 150 anos de Santos Dumont, patrono da unidade de conservação e “Pai da Aviação”. Para celebrar o feito do brasileiro, a Força Aérea Brasileira, a concessionária Urbia Cataratas e o ICMBio realizaram duas importantes atividades comemorativas, com a presença de autoridades, comunidade e turistas.

A celebração dos 150 anos do aviador iniciou com homenagem na Praça Santos Dumont, no interior da unidade de conservação, local dedicado à memória do personagem. A ação contou com a presença de diversas autoridades. Uma nova placa comemorativa aos 150 anos foi instalada no local, para saudar e comunicar aos visitantes a importância desse brasileiro para o Parque Nacional do Iguaçu e a humanidade.

Na sequência da celebração, a Esquadrilha da Fumaça, conhecida mundialmente por suas acrobacias aéreas de tirar o fôlego, fez uma apresentação especial no céu da Maravilha Mundial da Natureza. O grupo é símbolo de excelência na aviação brasileira e personifica a inspiração e dedicação de Dumont ao campo da aviação.

O espetáculo das águas ficou mais marcante com as manobras da esquadrilha. Todos os visitantes e convidados presentes puderam contemplar a beleza das cachoeiras e sentir a emoção das acrobacias acima do maior conjunto de quedas-d’água do mundo. Foi um momento marcante com diversos símbolos e mensagens deixadas no céu.

Para Munir Calaça, diretor da Urbia Cataratas, uma solenidade como essa, em homenagem ao aviador, é muito significativa para o parque. “Santos Dumont, além de seu legado na aviação, também é lembrado por seu amor pela natureza e sua preocupação com a preservação ambiental. Ele foi uma das vozes pioneiras na defesa de áreas naturais e da importância de proteger nossos recursos naturais para as futuras gerações. Devemos honrar e lembrar o legado de Santos Dumont como um defensor incansável da natureza.”

O comandante da aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno, destacou a importância da homenagem para a Força Aérea Brasileira e para o Parque Nacional do Iguaçu. “Dos mais de 300 eventos que a aeronáutica se comprometeu a fazer esse ano esse sem dúvida é o mais ímpar, mais singular. É só olhar a importância desse homem, que tornou esse lugar um bem público. A história de Santos Dumont mostra a sua generosidade, sua fraternidade. Muito me orgulho em estar aqui presente.”

História – Em 1916, durante uma visita às Cataratas do Iguaçu, Santos Dumont vislumbrou a importância de preservar aquela área como propriedade pública. Impulsionado por sua visão de conservação, ele empreendeu uma cavalgada até Curitiba, onde se encontrou com o governador. Graças aos esforços conjuntos, ainda naquele mesmo ano, a região foi desapropriada, dando início à criação do Parque Nacional do Iguaçu, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural.

Parque Nacional do Iguaçu – O parque se consolidou como referência na preservação da natureza e no turismo sustentável no mundo. A unidade de conservação brasileira, localizada no Oeste do Paraná, faz fronteira com a Argentina, na província de Missiones. O Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia responsável pela administração das unidades de conservação federais do Brasil, e tem a gestão da visitação turística da Urbia Cataratas S.A.

Novo momento – A concessionária Urbia Cataratas está implementando um projeto robusto, moderno, inspirado nas melhores referências mundiais, para encantar ainda mais os visitantes e promover o desenvolvimento econômico da região.

Dúvidas e outras informações sobre a visita turística, basta entrar em contato pela Central de Atendimento ao Visitante no WhatsApp:* +55 45 3521 4438.

www.cataratasdoiguacu.com.br
contato@catarataspni.com.br
Telefone: +55 (45) 3521-4400

Canais nas redes sociais
Telegram: @cataratasdoiguacu
Facebook: @CataratasDoIguacu
Instagram: @CataratasdoIguacu
Twitter: @CataratasBrasil

(Urbia Cataratas – Parque Nacional do Iguaçu/ Créditos de fotografia: Nilmar Fernando #FotoEquipeCataratas).