Home »

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Nacional do Turismo

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Nacional do Turismo

Pessoas físicas e jurídicas podem se inscrever até o dia 16 de agosto. Prêmio do MTur tem como objetivo estimular e disseminar práticas de sucesso realizadas no turismo brasileiro

Apartir desta segunda-feira (03.07), estão abertas as inscrições para o Prêmio Nacional do Turismo 2023, uma das maiores premiações do setor. Tendo para este ano o tema “o turismo transformando vidas”, a premiação é idealizada pelo Ministério do Turismo (MTur) e vai reconhecer iniciativas e profissionais quem fazem com que o setor seja uma força econômica geradora de emprego e renda ao país, além de valorizar a promoção da sustentabilidade e inclusão social. As inscrições se encerram no dia 16 de agosto e podem ser efetivadas por pessoas físicas e jurídicas em 19 categorias diferentes.

Os interessados podem se inscrever em dois grupos diferentes. O primeiro é composto pelas Iniciativas de Destaque (para pessoas jurídicas) que conta com 10 categorias (Governança e Gestão do Turismo; Gestão de Dados e Inteligência em Turismo; Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas; Economia Criativa e Produção Associada no Turismo; Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo; Valorização do Patrimônio Natural no Turismo; Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo; Promoção e Marketing no Turismo; Turismo de Base Comunitária e Turismo Social; e Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos Privados para o Turismo).

Esse grupo é destinado a inscrições de entidades governamentais da administração direta, federal, estadual e municipal, e indireta; instituições integrantes do “Sistema S”; instituições da sociedade civil organizada, com ou sem fins lucrativos; pessoas jurídicas de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos; representantes de grupos ou coletivos; e empreendimentos turísticos.

Já o segundo grupo é composto pelos Profissionais de Destaque, onde serão premiadas 9 categorias: Academia; Governo – Parlamentares; Governo – Dirigentes; Governo – Técnicos; Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte; Iniciativa Privada – Micro, Pequenos Empreendedores e MEI; Organizações Não Governamentais; Imprensa e Mídias Sociais; Mulheres empreendedoras no turismo; e Lideranças sociais ou comunitárias de destaque no Turismo.

CLIQUE AQUI e faça sua inscrição.

CLIQUE AQUI e acesse o Edital de Seleção Pública nº 02/2023 – Profissionais de Destaque no Turismo

CLIQUE AQUI e acesse o Edital de Seleção Pública nº 03/2023 – Iniciativas de Destaque no Turismo

Para concluir a inscrição, é necessário enviar toda a documentação e preencher as informações do cadastro, pois apenas as propostas completamente preenchidas serão habilitadas, conforme previsto no edital.

TENDÊNCIAS DO TURISMO – A edição de 2023 do prêmio vem com novidades que estão alinhadas às tendências do setor e a ministra do turismo, Daniela Carneiro, celebrou esse reconhecimento: “Neste ano, vamos premiar categorias como Economia Criativa e Produção Associada ao Turismo, além de Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas. Também serão reconhecidas as categorias Mulheres que Transformam o Turismo e Lideranças de Segmentos da Sociedade Brasileira, o que mostra que o nosso setor dando ainda mais destaque às transformações positivas do turismo, que tem valorizado ações voltadas à criatividade e inovação, meio ambiente, empreendedorismo feminino inclusão social” ressaltou.

PREMIAÇÃO – A premiação possui caráter simbólico, sem valor comercial ou financeiro, e é concedida na forma de troféus e certificados, entregues aos primeiros colocados de cada modalidade. Além do reconhecimento, pretende-se fazer com que tais iniciativas sejam disseminadas e replicadas em outros destinos brasileiros, como forma de contribuir para melhorar as condições do turismo em seus territórios. O reconhecimento gera engajamento e atuação em benefício do desenvolvimento do setor no Brasil.

CERIMÔNIA – O MTur anunciará o resultado final do Prêmio Nacional do Turismo 2023 durante Cerimônia de Premiação prevista para acontecer no dia 5 de dezembro. As informações adicionais sobre a cerimônia serão divulgadas em breve pelo MTur. Além disso, o Ministério do Turismo será o responsável pela divulgação dos vencedores em seus veículos de comunicação e em mídia on-line.

Confira o cronograma completo das duas categorias:

 

1. INICIATIVAS DE DESTAQUE NO TURISMO

AÇÃO

PRAZO – ANO 2023

Publicação do Edital

03 de julho

Período de Inscrições

03 de julho a 16 de agosto

Instituição das Comissões Julgadores e Divulgação dos Membros das Comissões Julgadoras

14 de agosto

Divulgação Preliminar dos Habilitados por Categoria

30 de agosto

Prazo para Recurso do Resultado Preliminar dos Habilitados por Categoria

31 de agosto a 06 de setembro

Divulgação do Resultado Definitivo dos Habilitados por Categoria

13 de setembro

Análise das Propostas

14 de setembro a 02 de outubro

Divulgação Preliminar dos Finalistas por Categoria

04 de outubro

Prazo para Recurso do Resultado Preliminar dos Finalistas por Categoria

06 a 11 de outubro

Divulgação do Resultado Definitivo dos Finalistas por Categoria

21 de outubro

Cerimônia de Premiação

05 de dezembro

 

2. PROFISSIONAIS DE DESTAQUE NO TURISMO

AÇÃO

DATA/PRAZO

Publicação do Edital

03 de julho

Período de Inscrições

03 de julho a 16 de agosto

Instituição e Divulgação dos Membros das Comissões Julgadoras

14 de agosto

Divulgação Preliminar dos Profissionais Habilitados por Categoria

30 de agosto

Prazo para Recurso do Resultado Preliminar dos Habilitados por Categoria

31 de agosto a 06 de setembro

Divulgação do Resultado Definitivo dos Habilitados por Categoria

13 de setembro

Período da Seleção dos Profissionais Finalistas pela comissão julgadora

14 de setembro a 02 de outubro

Divulgação Preliminar dos Profissionais Finalistas por Categoria

04 de outubro

Prazo para Recurso do Resultado Preliminar dos Profissionais Finalistas por Categoria

06 a 11 de outubro

Divulgação do Resultado Definitivo dos Finalistas por Categoria

21 de outubro

Votação popular (fase exclusiva dos profissionais de destaque)

22 de outubro a 10 de novembro

Divulgação do resultado da votação popular

13 de novembro

Cerimônia de Premiação

05 de dezembro

 

EDIÇÃO ANTERIOR – A primeira edição do prêmio aconteceu em 2018, a segunda, em 2019, e neste ano ele está sendo retomado pela atual gestão. As edições de 2018 e 2019 premiaram, juntas, 54 iniciativas e 13 profissionais de destaque.

CLIQUE AQUI para conferir o resultado das edições anteriores.

Por Nayara Oliveira/ASCOM  MTur/Foto: Minas Gerais Histórica foi uma das premiadas em 2018. Na foto: Mariana (MG). Crédito: Pedro Vilela/MTur Destinos

 

Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO