Home »

Filmes e documentários para desbravar o Brasil

Filmes e documentários para desbravar o Brasil

Se você é fã de cinema está no lugar certo, a Agência Nacional de Turismo separou uma lista de filmes e documentários para conhecer o Brasil

Todo mundo já se imaginou viajando dentro de um cenário de filme. Agora, é possível conhecer um pouco mais do país sem sair de casa e ainda conhecer as diversas paisagens brasileiras. O Brasil inteiro é um cenário cinematográfico e a Agência Nacional de Turismo selecionou alguns filmes e documentários para quem é fã de viajar e tem a curiosidade de conhecer os diversos lugares paradisíacos e fascinantes que temos espalhados pelo país.

RIO DE JANEIRO – A cidade maravilhosa é cenário de grandes filmes, clássicos brasileiros como Cidade de Deus (2002); Era uma vez… (2008); Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio (2011) e muitos outros. O filme Cidades do Amor, Rio, Eu Te Amo (2014), reúne dez histórias de diretores brasileiros e internacionais. Cada crônica acontece em um bairro da cidade e revela características marcantes da beleza única e diversa da capital carioca, passando pelo Pão de Açúcar, Corcovado, Cristo Redentor e é claro, pelas praias.

Para quem gosta de animação, o longa Rio (2011), literalmente voa pelo cotidiano carioca com uma arara azul, conhecida como Blu. Ele é adotado por uma americana, até um pesquisador o levar de volta para o Rio de Janeiro para tentar evitar a extinção da espécie. Entre fugas e voos, as aves viagem pela favela durante um jogo de futebol entre Brasil e Argentina e um desfile de escola de samba em plena Sapucaí, mostrando um pouco da maior festa popular do mundo, o carnaval.

RECIFE – Situado na capital de Pernambuco, Aquarius (2016), em Recife, representa a cidade de uma forma afetiva com uma bela vista para o mar. O filme conta a história de Clara que mora sozinha em um apartamento de frente para a praia e passa por um conflito quando uma construtora quer derrubar o prédio para construir um empreendimento imobiliário. O filme possui várias cenas que mostram a beleza da cidade e das praias recifenses.

AMAZÔNIA – Muito verde, natureza e animais exóticos é o que encontramos no filme Amazônia (2014). O protagonista Castanha, é um macaquinho que viveu longos anos no Rio de Janeiro, mas após ser vendido para o circo passa por uma confusão aérea e vai parar na Amazônia. Divertido e paradisíaco, o filme é cheio de lindas imagens de drone, zooms pelos animais e mostra a experiência de um bichinho perdido de volta em seu habitat natural.

BRASÍLIA – Com certeza você já ouviu a famosa história do Faroeste Caboclo, música composta por Renato Russo. “Deixou pra trás todo o marasmo da fazenda” é um trecho dos quase 10 minutos de música que deram origem ao filme Faroeste Caboclo (2013), que apresenta uma paixão intensa e uma guerra com o primo. O drama passa pelos melhores cenários de Brasília, como a Universidade de Brasília (UnB), o Parque da Cidade, a Esplanada dos Ministérios, a Praça dos Três Poderes, o Lago Paranoá e algumas superquadras.

DOCUMENTÁRIOS – Vamos falar de uma Expedição Raiz (2017) pelo interior do Brasil. Com imagens de drone, florestas, cachoeiras, chapadas, sertão e litoral, uma dupla de paulistas conhece mais de 24 mil km do território brasileiro durante 241 dias a bordo de sua Caravan 1976, passando pelo Tocantins, Maranhão, Recife e vários outros paraísos brasileiros.

Contado em quatro episódios, Brasil no Olhar dos Viajantes (2013) é uma série de documentários criada por meio de relatos de estrangeiros das primeiras viagens feitas ao país, entre os séculos 16 e 19 e como isso transformou a sua visão do Brasil. A história viaja por um país primitivo e exótico, ainda pouco conhecido pelo homem.

Representando a cultura, lendas e o cotidiano da tribo indígena Yanomami, o documentário e ficção Última Floresta (2021), mergulha no idioma e na luta dos povos Yanomami para manter vivas as tradições de seu povo.

INTERNACIONAL – De norte a sul, o Brasil possui belezas naturais que são reconhecidas em diversas produções cinematográficas do exterior. Cenário para lindas fotos e uma longa queda d’água, as Cataratas do Iguaçu participaram do filme Pantera Negra. As cenas gravadas em 2016 combinam efeitos especiais com a paisagem brasileira, marcando o encontro do Pantera Negra como rei de Wakanda.

Outro paraíso brasileiro também recebeu em 2018 cerca de 40 profissionais para realizar filmagens em uma produção da Marvel. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, formado por dunas e espelhos d‘água passou por uma transformação cinematográfica e se tornou o planeta Vormir no longa-metragem.

DESTINOS – Acompanhar tantos filmes e documentários pelo país tem transformado a vontade de viajar da sociedade. Recentemente, o streaming está servindo como grande inspiração e influenciando os viajantes que acompanham as produções cinematográficas e têm vontade de conhecer o Brasil, é o que mostra a Revista Tendências do Turismo 2023 do Ministério do Turismo.

 

(Por Vitória Moura ASCOM MTur / Foto Crédito: Freepik).

Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

Workshop de Segurança de Alimentos

Nesta sexta (14), aconteceu no Sindhotéis, o workshop de Segurança de Alimentos, onde 30 participantes ligados a hotelaria e gastronomia, participaram.  A nutricionista Suyan Alexandre

LEIA MAIS

“Não é Não”

“Não é Não”, destinado a prevenir o constrangimento e a violência contra a mulher em ambientes nos quais sejam vendidas bebidas alcoólicas, como casas noturnas,

LEIA MAIS