Fiscalização da lei dos guias aborda veículos na Avenida das Cataratas

Mais uma ação de averiguação foi feita no último sábado, com a participação de diversos órgãos

Equipes das secretarias municipais da Fazenda e de Turismo e Projetos Estratégicos, Guarda Municipal, Foztrans, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar fizeram mais uma ação de fiscalização, no último sábado (17), na Avenida das Cataratas.

O objetivo foi verificar o cumprimento da lei municipal nº 5155/2022, que estabelece a obrigatoriedade da presença de guias de turismo para o acompanhamento de excursões que visitam os atrativos de Foz do Iguaçu.

Foram abordados 23 veículos, destes apenas dois não cumpriam a legislação e estavam desacompanhados dos guias. As empresas foram notificadas pela Secretaria Municipal da Fazenda.

O secretário municipal de Turismo, André Alliana, informa que, por enquanto, as operações integradas têm apenas caráter orientativo, a fim de conscientizar as empresas sobre a vigência da lei, mas aquelas que forem notificadas e reincidirem serão multadas.

A Lei nº 5.155/2022 foi formulada pela vereadora Anice Gazzaoui e sancionada pelo prefeito Chico Brasileiro, visando garantir o desenvolvimento do turismo de Foz do Iguaçu e beneficiando os quase mil guias que atuam na cidade. A regulamentação da profissão segue a determinação federal, do Ministério do Turismo.

Transporte de passageiros

Na mesma data, também na Avenida das Cataratas, em frente à Secretaria de Turismo, foi feita a fiscalização, por agentes do Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu, para verificar o transporte de passageiros em veículos de turismo, táxis, aplicativos e também em transportes ilegais.

As secretarias de Turismo e de Segurança Pública, em conjunto com o Foztrans, têm traçado estratégias para combater o transporte ilegal e irregular de passageiros ao Aeroporto Internacional de Foz, com objetivo de garantir mais segurança aos moradores e turistas que visitam a cidade.

(AMN)

Nota de Pesar

O Sindhotéis e o Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo de Foz do Iguaçu, com profundo pesar, lamentam e se solidarizam com familiares, amigos e