Home »

Fiscalização da lei dos guias aborda veículos na Avenida das Cataratas

Fiscalização da lei dos guias aborda veículos na Avenida das Cataratas

Mais uma ação de averiguação foi feita no último sábado, com a participação de diversos órgãos

Equipes das secretarias municipais da Fazenda e de Turismo e Projetos Estratégicos, Guarda Municipal, Foztrans, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar fizeram mais uma ação de fiscalização, no último sábado (17), na Avenida das Cataratas.

O objetivo foi verificar o cumprimento da lei municipal nº 5155/2022, que estabelece a obrigatoriedade da presença de guias de turismo para o acompanhamento de excursões que visitam os atrativos de Foz do Iguaçu.

Foram abordados 23 veículos, destes apenas dois não cumpriam a legislação e estavam desacompanhados dos guias. As empresas foram notificadas pela Secretaria Municipal da Fazenda.

O secretário municipal de Turismo, André Alliana, informa que, por enquanto, as operações integradas têm apenas caráter orientativo, a fim de conscientizar as empresas sobre a vigência da lei, mas aquelas que forem notificadas e reincidirem serão multadas.

A Lei nº 5.155/2022 foi formulada pela vereadora Anice Gazzaoui e sancionada pelo prefeito Chico Brasileiro, visando garantir o desenvolvimento do turismo de Foz do Iguaçu e beneficiando os quase mil guias que atuam na cidade. A regulamentação da profissão segue a determinação federal, do Ministério do Turismo.

Transporte de passageiros

Na mesma data, também na Avenida das Cataratas, em frente à Secretaria de Turismo, foi feita a fiscalização, por agentes do Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu, para verificar o transporte de passageiros em veículos de turismo, táxis, aplicativos e também em transportes ilegais.

As secretarias de Turismo e de Segurança Pública, em conjunto com o Foztrans, têm traçado estratégias para combater o transporte ilegal e irregular de passageiros ao Aeroporto Internacional de Foz, com objetivo de garantir mais segurança aos moradores e turistas que visitam a cidade.

(AMN)

Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

Workshop de Segurança de Alimentos

Nesta sexta (14), aconteceu no Sindhotéis, o workshop de Segurança de Alimentos, onde 30 participantes ligados a hotelaria e gastronomia, participaram.  A nutricionista Suyan Alexandre

LEIA MAIS

“Não é Não”

“Não é Não”, destinado a prevenir o constrangimento e a violência contra a mulher em ambientes nos quais sejam vendidas bebidas alcoólicas, como casas noturnas,

LEIA MAIS