Cidade é a única das Américas a integrar a Aliança Internacional de Turismo das cidades da Rota da Seda
O secretário de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, André Alliana, e o diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Ahmad Abu Ali, assinaram, na cidade de Jingdezhen, na China, a adesão de Foz do Iguaçu à Aliança Internacional de Turismo das cidades da Rota da Seda.
O convite para que Foz integrasse o grupo, que reúne 52 cidades e 24 países, partiu do Ministério da Cultura e Turismo da República Popular da China. O município é o único das Américas a participar.
De grande relevância à China, o encontro da Aliança Internacional de Turismo das cidades da Rota da Sede, que ocorre na cidade de Jingdezhen de 31 de agosto a 6 de setembro, tem como objetivo estabelecer um marco histórico de cooperação e fraternidade entre diversas cidades que são parte da rede, promovendo a colaboração no desenvolvimento de intercâmbios sociais e culturais.
A participação de Foz na Aliança reforça o comprometimento com o desenvolvimento turístico e regional inclusivo e sustentável. A adesão vai fomentar a participação em fóruns internacionais e promoções conjuntas, apresentando a cidade ao turismo internacional, sendo a primeira opção de destino brasileiro para os turistas asiáticos.
O ex-ministro de Turismo do Brasil, Vinicius Lummertz, ressaltou a importância da participação de Foz do Iguaçu no evento. “Foz do Iguaçu está tendo uma grande repercussão, sendo a única cidade da Américas que compõe as cidades turísticas da Rota da Seda. O trabalho que vem sendo feito na cidade foi coroado com essa escolha a fazer parte dessa grande novidade”.
Lummertz, que também esteve à frente da Embratur como presidente de 2015 a 2018, ressaltou ainda que “nosso desejo é ver o Brasil cada vez melhor e ver Foz do Iguaçu brilhar no novo palco no mundo, e hoje temos a prova disso, porque o lugar a mesa que foi concedido ao Brasil e aos representantes de Foz do Iguaçu foi um lugar de honra”.
Durante a cerimônia de assinatura, o secretário de Turismo, André Alliana, representando o prefeito Chico Brasileiro, expressou a importância desse acordo internacional.“É uma grande oportunidade para apresentarmos nossa cidade, construir parcerias e conseguir através dessa aliança fazer trocas de experiências e também trocas de políticas de divulgação com cidades estratégicas e com as demais cidade membros espalhadas pelo mundo”.
O diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Ahmad Abu Ali, destacou a disposição da cidade em desbravar novos horizontes e estreitar vínculos com outras culturas. “Agradeço a Embaixada da China no Brasil, assim como agradeço e reconheço o esforço do Embaixador Zhu Qingqiao, e do Ministro Conselheiro Shu Jianping, responsável pela pasta do Turismo e Cultura, por proporcionar a Foz do Iguaçu, a promoção no cenário internacional tão importante”.
Consolidação
A aliança simboliza o fruto do trabalho desenvolvido entre o prefeito Chico Brasileiro com o Embaixador Chinês no Brasil, Zhu Qingqiao, que teve início com troca cultural entre Foz e país asiático, a exemplo do Ano Novo Chinês, consolidado com a aprovação a Lei Municipal no 5.212/20232, que institui a data como evento oficial da cidade. A lei garante a celebração anual do evento em espaços públicos, e também exposições artísticas de forma a aproximar a comunidade chinesa à sua cultura, além de promover a China aos turistas que visitam a Terra das Cataratas.
Mercado turístico chinês
Segundo a Embratur, a primeira motivação de viagem dos chineses é por destinos de natureza e ecoturismo, uma das razões que despertam interesse nos turistas em conhecer as Cataratas do Iguaçu.
O mercado chinês sempre teve presença significativa na visitação de Foz do Iguaçu. Considerando os números do Parque Nacional – ICMBio, no último ano antes da pandemia de Covid-19 (2019), o país foi o 7º maior emissor internacional dentre os 166 países que visitaram as Cataratas naquele ano. Foram 19.719 visitantes – apesar de ser um país asiático e distante, o volume de turistas foi superior a mercados latinos e vizinhos, como o Uruguai (16.968), Chile (13.350), México (11. 052) e Bolívia (7.302).
De janeiro a agosto de 2023, um ano com baixos volumes de turismo internacional entre países distantes devido principalmente às limitadas conectividades aéreas e impedimento de viagem, a China está na 19º posição de emissor internacional para o Parque Nacional do Iguaçu, com 2.454 visitantes.
(AMN).