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Foz do Iguaçu e Embratur atuarão em parceria para qualificar dados do setor de turismo

Foz do Iguaçu e Embratur atuarão em parceria para qualificar dados do setor de turismo

Itaipu colocou o parque tecnológico da usina à disposição da Agência para a produção de novas ferramentas e troca de informações entre as instituições

 

Foz do Iguaçu reúne belezas únicas, como as Cataratas do Iguaçu e a Itaipu Binacional. O Parque Nacional do Iguaçu recebeu, só no primeiro trimestre de 2023, 465.803 turistas, sendo quase 48% de visitantes estrangeiros. Esse foi um dos dados apresentados pelo prefeito da cidade paranaense, Chico Brasileiro, em conjunto com representantes do governo do Paraná e trade da região, durante reunião com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, nesta quarta-feira (12), em Brasília.

Chico Brasileiro ressaltou que Foz é um dos destinos turísticos mais procurado pelos estrangeiros no Brasil, e que o setor na região é gerido de forma integrada. “Temos uma articulação com todos os atores do segmento. A nossa relação é de somar forças. A gente se sentia muito só na gestão passada. Hoje estamos aqui para dizer que precisamos da Embratur para promover os nossos destinos para o mundo, e mostrar o potencial das nossas atrações turística”, enfatizou. O prefeito destacou ainda que a inteligência de dados da Embratur pode otimizar os investimentos nos serviços ofertados.

O presidente da Agência destacou o trabalho que vem sendo realizado na região para fomentar o setor de turismo. “A experiência de Foz do Iguaçu, como destino turístico, pode servir de modelo para o país, um trabalho muito organizado e que vem gerando muitos empregos e renda, proporcionando desenvolvimento de forma sustentável. E a Embratur pode, sim, atuar na promoção desses destinos para atrair cada vez mais turistas de outros países, além de gerar dados qualificados pela nossa equipe”, destacou Marcelo Freixo.

O gerente-geral do Complexo Turístico de Itaipu, Yuri Benites, colocou o parque tecnológico da usina à disposição da Embratur para a produção de novas tecnologias e troca de dados entre as instituições. “Precisamos das orientações técnicas, qualificadas, da Embratur para estruturar o nosso setor turístico. Temos as ferramentas, já a Agência tem a expertise. Podemos trabalhar em parceria para desenvolver estratégias de participação conjunta em eventos internacionais, visando o fortalecimento da imagem do Brasil e a qualidade de vida dos brasileiros, uma vez que o turismo é desenvolvimento socioeconômico”, explicou.

Outro ponto tratado na reunião foi a sustentabilidade. “Temos muitos cases positivos no segmento do turismo sustentável que podem ser multiplicado para outras cidades, e até mesmo para outros países”, destacou Adélio Demeterko, do Fundo Iguaçu.

O encontro contou ainda com a presença do secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes; a assessora da Itaipu Binacional, Aline Teigão; o presidente Visit Iguassu, Felipe Santiago Gonzalez; do diretor de Gestão, Sustentabilidade e Inteligência Turística do estado do Paraná,  Marcelo Martini, entre outras autoridades no tema no estado.

Bonito
Na tarde desta quarta-feira, o presidente Marcelo Freixo ainda recebeu o prefeito de Bonito (MS), Josmail Rodrigues, que apresentou projetos para fortalecer os destinos e serviços turísticos da região. “Ficamos dois anos sem o apoio do governo federal. Agora, nesta gestão, já marcamos presença um espaço importante para o nosso trade, na feira Los Angeles Travel & Adventure Show”, disse.

O presidente da Embratur explicou o trabalho que vem sendo desenvolvido para promover a região, em especial para o segmento do ecoturismo. “A Embratur é também a casa do ecoturismo, e estamos muito felizes de ver Bonito na disputa para sediar a AdventureELEVATE 2024”.

 

(Embratur/ Foto: Renato Vaz/Embratur).

 

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