Home »

Foz do Iguaçu (PR) está entre as dez cidades do mundo que oferecem estadia mais sustentável

Foz do Iguaçu (PR) está entre as dez cidades do mundo que oferecem estadia mais sustentável

A cidade paranaense é a única cidade da América do Sul a figurar na lista da Plataforma do Booking, que considerou os estabelecimentos com o selo “eco friendly”

Acidade de Foz do Iguaçu (PR), uma das joias naturais do Brasil, é um dos dez destinos de viagem do mundo para uma estadia mais sustentável. A cidade é a única representante da América do Sul no levantamento da plataforma Booking.com, que considerou o número de estabelecimentos hoteleiros com o selo “eco friendly”, do programa Viagens Sustentáveis concedido pelo site.

Os outros nove destinos de viagem para uma estadia mais sustentável são: Merano, na Itália; Tainan, em Taiwan; Santa Marta, na Colômbia; Stellenbosch, na África do Sul; Charlotte, nos Estados Unidos; Hanmer Springs, na Nova Zelândia; Munich, na Alemanha; Nusa Penida, na Indonésia e Salzburg, na Áustria.

Conhecida pelas quedas d’águas das Cataratas do IguaçuFoz do Iguaçu está situada na região turística da tríplice fronteira, abrangendo Brasil, Paraguai e Argentina. A principal atração da cidade são as Cataratas, localizadas no coração do Parque Nacional do Iguaçu e que ostentam o título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Com uma média anual de mais de um milhão de turistas, a cidade possui um legado histórico de conservação ambiental e práticas sustentáveis. Com sua rica biodiversidade e belas paisagens, Foz do Iguaçu se destaca por equilibrar o turismo com a conservação ambiental. Outros atrativos turísticos do local são a Itaipu Binacional, o Parque das Aves e o Marco das Três Fronteiras.

TURISTA SUSTENTÁVEL – O Booking.com pesquisou também sobre o perfil do turista atual. Segundo o levantamento 95% dos viajantes brasileiros declaram ser importante para eles viajar de forma mais sustentável. Em um terceiro estudo, a plataforma também mostrou que 84% dos viajantes no Brasil querem que as agências de viagem ofereçam opções mais sustentáveis. Em 2022 esse percentual era de 76%.

PAUTA PRIORITÁRIA – O desenvolvimento sustentável do turismo é das prioridades do Brasil, que se preocupa em proteger os recursos naturais para as gerações futuras, e em impulsionar uma indústria do turismo mais ética e comprometida com o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a conservação do meio ambiente.

Buscando fomentar cada vez mais esse perfil no setor nacional, o Ministério do Turismo (MTur) adota várias iniciativas na área. Uma delas é a participação inédita da Pasta na construção interministerial do Plano para Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia (PPCDAm), liderado pela Casa Civil da Presidência da República e coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

Outra ação nesse sentido, foi a criação, desde o início de 2023, da Secretaria Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo dentro da Pasta, voltada à organização de ações de fortalecimento do turismo sustentável no país.

O Ministério do Turismo também disponibiliza o Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, que destaca roteiros, experiências e destinos turísticos de todo o país com boas práticas de sustentabilidade e estimula a difusão de ações. O sistema serve de referência para novas soluções e investimentos públicos e privados na área, além de representar uma importante fonte de consulta a turistas e à sociedade civil em geral.

 

Por Fábio Marques/Assessoria de Comunicação do MTur/Foto Crédito: Vanessa Castro/MTur

Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

Workshop de Segurança de Alimentos

Nesta sexta (14), aconteceu no Sindhotéis, o workshop de Segurança de Alimentos, onde 30 participantes ligados a hotelaria e gastronomia, participaram.  A nutricionista Suyan Alexandre

LEIA MAIS

“Não é Não”

“Não é Não”, destinado a prevenir o constrangimento e a violência contra a mulher em ambientes nos quais sejam vendidas bebidas alcoólicas, como casas noturnas,

LEIA MAIS