Governo do Estado estreita relações com empresas espanholas ligadas ao turismo

Uma comitiva do Paraná está em Madri, na Espanha, para divulgar o potencial turístico do Estado na 44ª edição da Feira Internacional do Turismo (Fitur), uma das mais importantes do mundo. O grupo já iniciou as reuniões nesta terça-feira (23) e segue com compromissos até o próximo domingo (28).

O objetivo é levar a diversas empresas espanholas informações sobre o Paraná para estreitar relações e trocar experiências. Entre os assuntos tratados estão desde a exposição da gastronomia paranaense em roteiros turísticos até a promoção de marketing no mercado internacional e a conectividade aérea da Espanha com os destinos paranaenses.

“O que estamos vendo é que o Paraná tem muito potencial e pode ser um destino internacional maior para espanhóis e europeus. Estreitar parcerias com as empresas ajuda o turismo”, disse o secretário do Turismo do Paraná, Marcio Nunes, que está na Espanha.

Também integram a comitiva paranaense o diretor de Gestão, Sustentabilidade e Inteligência Turística do Viaje Paraná, Marcelo Martini, e a diretora de Promoção, Marketing e Eventos da Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Andressa Szekut.

Em reunião com a TAP Air Portugal, a comitiva apresentou o Estado e as diversas combinações que podem ser feitas com outros destinos onde a TAP já opera. Um exemplo é formatar um roteiro Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu em parceria com alguma outra companhia aérea, além de outros pacotes de viagens combinadas.

Outros encontros foram com a Sociedade Estatal para a Gestão da Inovação e Tecnologias Turísticas (Segittur), empresa responsável pela criação da metodologia Destinos Turísticos inteligentes, o qual o Paraná se destaca nacionalmente; com a Ávoris Corporación Empresarial, segundo maior grupo de turismo espanhol e primeiro em número de agências; e algumas agências, como Viajes Abreu Pro, Icárion, Amarelo Viagens, Destinia, Traveltino, Pangea, Panavisión Tours e Adventure Travel Trade Association.

A Viajes Abreu Pro é a agência de viagens mais antiga do mundo. O encontro ajudou a listar boas combinações de destinos paranaenses, segmentando as viagens como de natureza, gastronomia, sol e praia, ou mesmo pensando em famílias com crianças e lua de mel.

Já a Destinia abriu um escritório no Brasil recentemente. A empresa possui um site com 20 idiomas diferentes e oferece aos clientes a facilidade de reserva de qualquer serviço turístico global, com mais de 150 fornecedores e mais de 230 mil hotéis em todo o mundo.

No encontro com a Adventure Travel Trade Association foi discutido o incentivo ao turismo de natureza. Essa é a maior rede global de viagens de aventura, com cerca de 30 mil guias individuais, operadores turísticos, alojamentos, consultores de viagens, conselhos de turismo, organizações de marketing e empresas de equipamentos.

EMBAIXADA – Entre as agendas também está marcada uma reunião com a Embaixada do Brasil na Espanha. O interesse do Paraná é ativar de maneira mais ampla o mercado espanhol, apresentar o cenário do setor e firmar o Paraná como um Destino Turístico Inteligente.

(AEN).