Inglês para Atendimento ao Turista – Módulo Básico
Mariza Mendes Nack Melzer – 15 anos de experiência na área de turismo, com atuação na área de turismo receptivo, guia de turismo e gerente da Agencia Tropical de Turismo e da Gatti Turismo. Itaipu Binacional , no setor de relações públicas, acompanhando visitantes estrangeiros e fazendo tradução simultânea de francês e de italiano. Professora de inglês no curso de Turismo da Facisa.
Oficial de Chancelaria (aposentada) do Ministério de Relações Exteriores. Formação Acadêmica: Bacharel em letras com habilitação em tradutor e intérprete pela Universidade Ibero Americana de São Paulo. Conclusão em 1976.
Bacharel em Letras (inglês/português) com licenciatura plena pela Faculdade de Filosofia e Letras de Umuarama. Conclusão 1980. • Bacharel em Turismo pela Facisa. Conclusão 1990. Experiência Profissional: • Correspondente bilingue – Montricot Indústria e Importação – Vila Maria – São Paulo. De janeiro a dezembro de 1973. • Secretária bilingue na CISPER – São Paulo. De março de 1975 a dezembro de 1976. • Professora substituta em escolas estaduais de Cruzeiro do Oeste – PR. De 1977 a 1980. • Guia de turismo “free lancer”. De 1981 a 1983. • Itaipu Binacional. De 1984 a 1987. • Guia de Turismo “free lancer”. De 1988 a 1991. • Secretária Executiva da Foztur. De 1991 a 1993. • Guia de Turismo “free lancer”. De 1993 a 1996. • Oficial de Chancelaria do Ministério de Relações Exteriores. De abril de 1996 a junho de 2018.
Temas que serão abordados durante o curso (conteúdo programático)
Durante um curso de *inglês básico voltado para hotelaria e turismo*, os participantes desenvolverão uma série de habilidades linguísticas e comunicativas específicas para esse setor. Abaixo estão as principais competências que costumam ser abordadas:
Habilidades de Comunicação Oral e Auditiva – Cumprimentar e receber hóspedes ou turistas com cordialidade; Fazer check-in e check-out em Inglés; Oferecer informações sobre o hotel, serviços e horários; Dar direções e orientações turísticas locais; Lidar com pedidos e reclamações simples de clientes; Usar expressões de cortesia e atendimento ao cliente; Habilidades de Leitura e Escrita – Ler e preencher formulários simples (fichas de cadastro, reservas). Escrever e-mails básicos para comunicação com hóspedes
Compreender menus, placas informativas e avisos em inglês – Vocabulário Técnico e Frases-Chave. Vocabulário relacionado a: Tipos de quartos e acomodações; Serviços de hotelaria (room service, housekeeping, etc.). Alimentação e bebidas – Transporte, passeios e atividades turísticas.
Expressões úteis para situações de emergência ou imprevistos – Competência Intercultural – Entendimento básico de costumes e expectativas de turistas de diferentes nacionalidades. Comunicação respeitosa e clara com falantes não nativos de inglês.
Habilidades que serão desenvolvidas durante o curso (resultado final) – Essas habilidades visam preparar os alunos para situações reais no ambiente de trabalho e melhorar a experiência de atendimento ao turista estrangeiro.
Módulo 1 – Introdução ao Inglês para Atendimento – Saudações e apresentações formais e informais. Alfabeto e soletração de nomes, Números (preços, datas, horários, quantidades). Pronomes, verbos básicos (to be, to have), artigos e preposições. Vocabulário essencial: países, nacionalidades, profissões.
Módulo 2 – Recepção e Check-in/Check-out em Hotel – Expressões úteis para recepcionistas. Como oferecer ajuda e informações; Preenchimento de formulários e documentos de hospedagem. Solicitar e fornecer documentos (ID, passaporte, cartão). Processos de check-in e check-out e Vocabulário: tipos de quartos, serviços do hotel, horários.
Módulo 3 – Atendimento ao Cliente e Serviços Gerais; Lidar com perguntas frequentes dos hóspedes; Descrever instalações e serviços (restaurante, piscina, Wi-Fi, lavanderia). Expressões para resolver problemas e reclamações (água fria, limpeza, barulho); Solicitar manutenção ou suporte técnico; Vocabulário: objetos e móveis do quarto, eletrônicos.
Módulo 4 – Reservas e Informações Turísticas; Fazer e confirmar reservas (por telefone, e-mail ou pessoalmente). Perguntar e responder sobre preços e disponibilidade; Fornecer direções e informações sobre atrações turísticas; Recomendar passeios, restaurantes, transporte local; Vocabulário: transporte, atrações turísticas, clima, horários.
Módulo 5 – Comunicação em Restaurantes e Eventos; Receber clientes em restaurantes ou cafés; Apresentar o cardápio e tirar pedidos; Lidar com dietas, alergias e preferências alimentares; Fechamento de contas e formas de pagamento. Vocabulário: alimentos, bebidas, utensílios, formas de pagamento
Módulo 6 – Situações Especiais e Interculturais. Lidar com emergências: saúde, segurança, perda de documentos; Compreensão de diferentes sotaques e culturas; Etiqueta e comportamento profissional em ambientes internacionais. Noções de primeiros socorros em inglês.
Data: 04,05,11,12, 25 e 26 de Junho e 02 e 03 de Julho/2025.
Horário: 19h às 21h
Carga Horária: 16 h
Local: IHGT – Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo.
Rua Cecilia Meireles, 637 B – Monjolo.
Informações: (45) 98801-1856 Juliana / (45) 99921-1845.