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Inglês para Atendimento ao Turista – Módulo Básico – 04,05,11,12, 25 e 26 de Junho e 02 e 03 de Julho/2025

Inglês para Atendimento ao Turista – Módulo Básico – 04,05,11,12, 25 e 26 de Junho e 02 e 03 de Julho/2025

Inglês para Atendimento ao Turista – Módulo Básico

Mariza Mendes Nack Melzer – 15 anos de experiência na área de turismo, com atuação na área de turismo receptivo, guia de turismo e gerente da Agencia Tropical de Turismo e da Gatti Turismo. Itaipu Binacional , no setor de relações públicas, acompanhando visitantes estrangeiros e fazendo tradução simultânea de francês e de italiano. Professora de inglês no curso de Turismo da Facisa.

Oficial de Chancelaria (aposentada) do Ministério de Relações Exteriores. Formação Acadêmica: Bacharel em letras com habilitação em tradutor e intérprete pela Universidade Ibero Americana de São Paulo. Conclusão em 1976.

Bacharel em Letras (inglês/português) com licenciatura plena pela Faculdade de Filosofia e Letras de Umuarama. Conclusão 1980. • Bacharel em Turismo pela Facisa. Conclusão 1990. Experiência Profissional: • Correspondente bilingue – Montricot Indústria e Importação – Vila Maria – São Paulo. De janeiro a dezembro de 1973. • Secretária bilingue na CISPER – São Paulo. De março de 1975 a dezembro de 1976. • Professora substituta em escolas estaduais de Cruzeiro do Oeste – PR. De 1977 a 1980. • Guia de turismo “free lancer”. De 1981 a 1983. • Itaipu Binacional. De 1984 a 1987. • Guia de Turismo “free lancer”. De 1988 a 1991. • Secretária Executiva da Foztur. De 1991 a 1993. • Guia de Turismo “free lancer”. De 1993 a 1996. • Oficial de Chancelaria do Ministério de Relações Exteriores. De abril de 1996 a junho de 2018.

Temas que serão abordados durante o curso (conteúdo programático)

Durante um curso de *inglês básico voltado para hotelaria e turismo*, os participantes desenvolverão uma série de habilidades linguísticas e comunicativas específicas para esse setor. Abaixo estão as principais competências que costumam ser abordadas:

Habilidades de Comunicação Oral e Auditiva – Cumprimentar e receber hóspedes ou turistas com cordialidade;  Fazer check-in e check-out em Inglés;  Oferecer informações sobre o hotel, serviços e horários;  Dar direções e orientações turísticas locais;  Lidar com pedidos e reclamações simples de clientes;  Usar expressões de cortesia e atendimento ao cliente;  Habilidades de Leitura e Escrita – Ler e preencher formulários simples (fichas de cadastro, reservas).  Escrever e-mails básicos para comunicação com hóspedes

Compreender menus, placas informativas e avisos em inglês – Vocabulário Técnico e Frases-Chave. Vocabulário relacionado a:  Tipos de quartos e acomodações;  Serviços de hotelaria (room service, housekeeping, etc.).  Alimentação e bebidas – Transporte, passeios e atividades turísticas.

Expressões úteis para situações de emergência ou imprevistos – Competência Intercultural –  Entendimento básico de costumes e expectativas de turistas de diferentes nacionalidades. Comunicação respeitosa e clara com falantes não nativos de inglês.

Habilidades que serão desenvolvidas durante o curso (resultado final) – Essas habilidades visam preparar os alunos para situações reais no ambiente de trabalho e melhorar a experiência de atendimento ao turista estrangeiro.

Módulo 1 – Introdução ao Inglês para Atendimento – Saudações e apresentações formais e informais. Alfabeto e soletração de nomes, Números (preços, datas, horários, quantidades). Pronomes, verbos básicos (to be, to have), artigos e preposições. Vocabulário essencial: países, nacionalidades, profissões.

Módulo 2 – Recepção e Check-in/Check-out em Hotel – Expressões úteis para recepcionistas. Como oferecer ajuda e informações; Preenchimento de formulários e documentos de hospedagem. Solicitar e fornecer documentos (ID, passaporte, cartão).  Processos de check-in e check-out e Vocabulário: tipos de quartos, serviços do hotel, horários.

Módulo 3 – Atendimento ao Cliente e Serviços Gerais; Lidar com perguntas frequentes dos hóspedes; Descrever instalações e serviços (restaurante, piscina, Wi-Fi, lavanderia). Expressões para resolver problemas e reclamações (água fria, limpeza, barulho);  Solicitar manutenção ou suporte técnico;                 Vocabulário: objetos e móveis do quarto, eletrônicos.

Módulo 4 – Reservas e Informações Turísticas; Fazer e confirmar reservas (por telefone, e-mail ou pessoalmente).  Perguntar e responder sobre preços e disponibilidade;  Fornecer direções e informações sobre atrações turísticas;  Recomendar passeios, restaurantes, transporte local; Vocabulário: transporte, atrações turísticas, clima, horários.

Módulo 5 – Comunicação em Restaurantes e Eventos; Receber clientes em restaurantes ou cafés; Apresentar o cardápio e tirar pedidos; Lidar com dietas, alergias e preferências alimentares; Fechamento de contas e formas de pagamento. Vocabulário: alimentos, bebidas, utensílios, formas de pagamento

Módulo 6 – Situações Especiais e Interculturais. Lidar com emergências: saúde, segurança, perda de documentos;  Compreensão de diferentes sotaques e culturas; Etiqueta e comportamento profissional em ambientes internacionais. Noções de primeiros socorros em inglês.

Data: 04,05,11,12, 25 e 26 de Junho e 02 e 03 de Julho/2025.

Horário: 19h às  21h

Carga Horária: 16 h

Local: IHGT – Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo.

Rua Cecilia Meireles, 637 B – Monjolo.

Informações: (45) 98801-1856 Juliana / (45) 99921-1845.

 

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