Itaipu, OAB e parceiros lançam a campanha “Doe lenços, fortaleça laços”

Na próxima segunda-feira (9), a Itaipu, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e parceiros lançam a campanha “Doe lenços, fortaleça laços”. A iniciativa é alusiva ao movimento Outubro Rosa, do qual Itaipu participa com várias ações para os(as) empregados(as) e a comunidade.

O lançamento será feito pelos sites e redes sociais dos parceiros, com replicação de matérias de conscientização sobre o tema. Haverá pontos de coleta em vários lugares para arrecadação dos lenços, que serão entregues às mulheres em tratamento de câncer.

O lenço é um acessório utilizado como auxílio na autoestima das pacientes que perdem o cabelo durante as sessões de quimioterapia.

“Além de chamar a atenção para o assunto, a ideia é incentivar cuidados que levem ao diagnóstico precoce e tratamento apropriado”, diz a coordenadora do programa de Incentivo à Equidade de Gênero, da Assessoria de Responsabilidade Social (RS.GB), Érika Patrícia de Sousa Davies.

Ela destaca também que é importante reforçar o amparo, a empatia e o fortalecimento da autoestima das mulheres em tratamento.

Apoiadores – A ação conta com o apoio do Programa Força Voluntária da Itaipu, da Câmara Municipal de Vereadores de Foz do Iguaçu, da Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR), do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, da Unifoz, da Cesufoz, da Mesquita Omar Ibn Al Khattab e do Descomplica Uniamerica.

Outras ações – Internamente, para incentivar na prática a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, a Itaipu adotou medidas que trazem  mais rapidez e comodidade para as beneficiárias do plano de saúde da empresa.

A ação inclui ainda a distribuição de material informativo e publicações de vídeos educativos e de materiais de engajamento com a divulgação da campanha, como banners na nova intranet e assinatura de e-mail com o tema.

O turismo de Itaipu também aderiu à campanha. O espetáculo Itaipu Iluminada, operado pelo Complexo Turístico Itaipu, ganhou tons cor-de-rosa. O passeio acontece às sextas-feiras e sábados, às 19h. As edificações da usina, como as calotas do Parque da Piracema, fachada do Centro de Recepção de Visitantes (CRV) e o monumento da Universidade Federal Latino-Americana (Unila) também foram coloridas de rosa.

Outubro Rosa – O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil.

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama – o laço cor-de-rosa – foi lançado pela Fundação Susan G. Komen e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA).

O objetivo do Outubro Rosa 2023 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

(Assessoria de Imprensa Itaipu Binacional).