Regional Oeste do Paraná tem nova diretoria, que ampliará parcerias na promoção do Destino Iguaçu
Mais de 200 pessoas participaram da posse da nova diretoria da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) Paraná – Regional Oeste, realizada na terça-feira, 14, em Foz do Iguaçu. A confraternização reuniu empresários e gestores da hotelaria, representantes do poder público, lideranças da sociedade, parceiros comerciais e profissionais da imprensa.
Durante o evento, as autoridades destacaram a retomada definitiva do turismo pós-pandemia e apontaram os desafios para o desenvolvimento da entidade e do setor no Destino Iguaçu, estado e país. A ABIH representa mais de 40 mil estabelecimentos de hospedagem, contribuindo para a geração de mais de três milhões de empregos diretos no Brasil.
O presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, frisou que a entidade promove a hotelaria em várias frentes de atuação. “Graças à defesa dos nossos interesses junto ao governo federal, Câmara de Deputados e Senado, conquistamos economias bilionárias para o setor com redução de impostos, contribuições, taxas, entre outros tributos”, enumerou.
Segundo ele, existem 585 projetos de lei relativos ao turismo em andamento no Congresso Nacional – mais de 80% deles refletem ameaças ao segmento hoteleiro. “Trabalho não falta. É uma atuação intensa e permanente da entidade na mediação por meio da Frente Parlamentar Mista da Hotelaria, conquista recente da ABIH, que reúne 246 parlamentares”, enalteceu.
Em seu discurso, o presidente da ABIH PR – Regional Oeste, Nilson de Nadai, contou que seu mandato priorizará a qualificação de mão de obra, gestão empresarial, além de novos produtos, serviços e tecnologias inovadoras, resultando em sustentabilidade do segmento hoteleiro.
O dirigente convidou os hoteleiros a conhecer e associar-se à entidade. “Eu já comentei em outra oportunidade e reitero: como hoteleiros não somos concorrentes. Os concorrentes são os outros destinos. Nós somos aliados em nossos elevados propósitos. E neste aspecto, temos como diretrizes estratégicas formarmos parcerias para projetarmos com toda energia o destino Foz do Iguaçu e região como a mais excelente opção de lazer e turismo, disse.
Autoridades ressaltam parcerias pelo turismo – A parceria do poder público com a iniciativa privada é o caminho para otimizar os resultados “da nossa principal vocação econômica”, defendeu o secretário municipal de Turismo, André Alliana. “Só para citar um dado: Foz participou de 89 eventos em outras cidades somente neste ano, numa união de prefeitura e empresas na divulgação do destino”, realçou.
Já o presidente da Câmara Municipal, João Morales, afirmou que o Legislativo iguaçuense tem se empenhado em todas as demandas oriundas do setor. “Contem com os vereadores para trabalhar em prol do progresso, gerando emprego, renda e sustentabilidade a partir da rede hoteleira, atrativos e demais atores da indústria do turismo”, salientou.
Para o presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez, além de atrativos magníficos, “a nossa grande” vantagem é união dos líderes pelo desenvolvimento do turismo. “Estamos caminhando celeremente para atingir a marca de dois milhões de turistas [no Parque Nacional do Iguaçu] em 2024”, declarou.
Já o presidente da ABIH Paraná, Paulo Peretti Iglesias, parabenizou a nova diretoria, composta por Nilson de Nadai (vice-presidente regional; Marcelo Sossela, diretor-administrativo; e Diego Cesar Vezaro, diretor-financeiro). “Desejo sucesso à nova gestão. Temos muitas lutas pela frente, regionais, estaduais e nacionais”, resumiu.
Parceiros – A programação da noite contou ainda com homenagem ao presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, e sua esposa, Morgana Linhares; apresentação da diretora-executiva do Visit Iguassu, Elaine Tenerello Valente, sobre as ações do Instituto de Promoção Turística de Foz do Iguaçu; e animação da banda The Moment Show.
O evento recebeu apoio institucional do Visit Iguassu e Sindhotéis, assim como dos parceiros comerciais: Desbravador, Casa da Limpeza Foz, Enerluz, Seiko Indústria Química, Lavanderia Gota D´Água, Alffainox, Aliança Máquinas para Lavanderia, e Grupo Bananall de Comunicação.
(Grampo Comunicação/Foto: Marcos Labanca).