Ministro do Turismo discute estratégias para desenvolver o setor em regiões de fronteira

Além de Celso Sabino, evento em Foz do Iguaçu teve as participações da ministra do Turismo do Paraguai, Angelita Duarte de Melillo, do Uruguai, Tabaré Viera Duarte, e do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri

O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, participou da abertura do Seminário de Turismo de Fronteira, nesta quarta-feira (22), em Foz do Iguaçu (PR). O evento reuniu autoridades do Brasil, Paraguai e Uruguai, com o objetivo de discutir problemas em comum, roteiros integrados e estratégias para desenvolver o turismo na região.

Também estavam presentes a ministra de Turismo do Paraguai, Angelita Duarte de Melillo; o ministro de Turismo do Uruguai, Tabaré Viera Duarte; o cônsul da Argentina em Foz do Iguaçu, Alejandro Massucco; e o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.

O seminário foi uma prévia para a 29ª Reunião de Ministros do Mercosul, que ocorre nesta quinta-feira (23), no Cineteatro dos Barrageiros, nas dependências da Binacional.

Em entrevista coletiva antes do evento, Celso Sabino afirmou que um dos grandes desafios do Mercosul é facilitar o trânsito de cidadãos entre os países do bloco, permitindo maior rapidez e menor burocracia. “Queremos avançar no sentido de termos um livre acesso nas fronteiras, um fluxo entre turistas que seja dispensado o controle migratório e também alfandegário. Esse é objetivo em comum entre os ministros”, disse.

“Quando você vai para a Europa, por exemplo, entra em um país e depois pode circular livremente por todos os países integrantes do bloco”, reforçou o ministro do Uruguai. “Somos parte de nossos governos e estamos convencidos que temos que trabalhar para melhorar, para resolver, para atender e alcançar esse objetivo.”

Para a ministra Angelita Duarte de Melillo, é necessário “deixar de nos vermos como competidores para que possamos trabalhar em equipe, vendendo um destino como uma região, não como um país, e poder alcançar a facilitação do acesso do tramites migratórias e ter uma presença importante nos eventos internacionais, otimizando a qualidade dos gastos dos nossos países e mostrando ao mundo uma região digna de ser descoberta”, completou.

Enio Verri observou que a região abriga grandes atrativos turísticos e que superar a burocracia é um desafio de todos os países. “A Itaipu é o melhor exemplo de integração do mundo. Onde dois países (Brasil e Paraguai), com diferenças culturais e sociais gigantescas, têm convido muito bem e alcançado resultados fantásticos”, afirmou.

Celso Sabino acrescentou que outra meta do ministério é fazer com que qualquer documento usado em um país possa ser aceito em outro, não apenas a carteira de identidade. Ele mencionou ainda esforço conjunto para melhorar a interconexão de voos entre os países do Mercosul e com em outros continentes, e a divulgação internacional da marca Visit South America.

Pilares do setor – Durante o seminário, Enio Verri fez uma apresentação sobre “Itaipu Binacional e Ações de Turismo na Região: Promoção da Tríplice Fronteira x Dificuldade do Turista em Cruzar as Fronteiras”. O diretor abordou os três pilares da ação da empresa no setor: a atuação interna, por meio dos atrativos operados pela Complexo Turístico Itaipu (CTI); externa – a relação de Itaipu com o trade turístico e outras entidades da região; e político-institucional, para estreitar a relação e encaminhar os pleitos do Destino Iguaçu para autoridades em Brasília.

Em 2024, segundo ele, a empresa vai atuar fortemente para a captação de novos voos para o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e ajudar a desenvolver o turismo rural de base comunitária na região – entre outras ações. Ao final do evento, os ministros foram recebidos em um coquetel no Mirante Central da Itaipu, o principal ponto de parada dos turistas que visitam a usina.

(Assessoria de Imprensa Itaipu Binacional).

Nota de Pesar

O Sindhotéis e o Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo de Foz do Iguaçu, com profundo pesar, lamentam e se solidarizam com familiares, amigos e