No Congresso Nacional, ministro do Turismo participa de Comissões e da instalação da Frente em Defesa da Hotelaria Brasileira

Melhoria da conectividade no país, preços das passagens aéreas e importância da hotelaria para o turismo foram pautas debatidas entre Celso Sabino e parlamentares

Mantendo a aproximação e o diálogo contínuo com o Parlamento, uma das prioridades da sua gestão, o ministro do Turismo, Celso Sabino, cumpriu nesta terça-feira (03.10) uma extensa agenda no Congresso Nacional. Além de participar de audiências públicas sobre a melhoria da conectividade aérea e os preços das passagens e sobre o Dia Mundial do Turismo – que neste ano teve como tema o turismo sustentável -, o ministro prestigiou a criação e a instalação da Frente Parlamentar Mista da Hotelaria Brasileira.

Com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, a Frente Parlamentar se consolida como um novo espaço representativo para aproximar o segmento do governo federal, incentivando e fortalecendo a hotelaria no país, promovendo melhorias na prestação de serviços e incluindo a sociedade civil e o setor privado no trabalho de desenvolvimento da atividade turística.

Durante o evento de criação da Frente, Celso Sabino defendeu medidas para fortalecer a segurança jurídica do ramo. “Falar do turismo e do setor hoteleiro é fácil e encantador. Para fortalecer a atividade hoteleira nesse país, precisamos dar segurança jurídica para esse segmento, garantir uma reforma tributária que prestigie essa atividade econômica, que gera emprego de qualidade. Essa é uma frente oportuna e meritória”, afirmou o ministro.

NA CÂMARA – Ainda na manhã desta terça-feira, Celso Sabino participou de audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados sobre os preços das passagens aéreas e a redução de voos para as regiões Norte e Nordeste. Entre os fatores que impactam o custo das aéreas estão os valores dos combustíveis, tributos, ações judiciais e a baixa competitividade.

O ministro do Turismo destacou que a participação do Parlamento é essencial e que o governo tem atuado fortemente para aumentar a conectividade no setor, com a abertura de novas rotas internacionais para regiões como a América do Sul, a América do Norte e a África e, também, na atração de novas companhias ao país.

“Na última semana, lançamos, em parceria com as companhias aéreas, o Programa Conheça o Brasil: Voando, com a oferta de passagens anunciadas, inclusive, dentro dos aviões, a baixo custo. E estamos também dialogando com empresas estrangeiras para atrair novos investidores. Quando tivermos mais empresas, quem regulará o mercado será o próprio mercado”, disse o ministro.

NO SENADO – Na tarde desta terça-feira, o ministro Celso Sabino também participou de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado (CDR) sobre o Dia Mundial do Turismo, celebrado no dia 27 de setembro e que neste ano teve como tema “Turismo e investimentos verdes”.

Na ocasião, Sabino listou iniciativas do MTur para fortalecer o setor. Entre elas, o “MTur Itinerante”, que leva a todo o país orientações sobre ações do órgão, e a organização do Salão Nacional do Turismo, que vai reunir atrativos das cinco regiões brasileiras em Brasília (DF) no mês de dezembro. O ministro do Turismo defendeu a união de esforços entre governo federal, Congresso Nacional e a iniciativa privada no sentido de ampliar o desenvolvimento do ramo.

“O que a gente está propondo aqui é a união de esforços e que todos nós possamos reconhecer – e vamos reconhecer – a força e o potencial que essa atividade econômica terá no nosso país em termos de geração de emprego, de redução das desigualdades sociais, de eliminação da pobreza e da fome no nosso país. O setor do turismo é a chave para isso”, apontou o ministro, enaltecendo o trabalho de todos os profissionais que atuam na área.

Celso Sabino reforçou ainda o trabalho do Ministério para fomentar o crescimento do ecoturismo sustentável no país. “O cidadão que mora ao lado de uma floresta, às margens de uma nascente, na hora que ele tiver possibilidade de proporcionar a sua família a mesma condição de desenvolvimento econômico, de crescimento social, do cidadão que mora na Avenida Paulista, em São Paulo, mantendo aquela floresta em pé, que interesse ele vai ter em derrubar a sua fonte de renda?”, argumentou o ministro.

Também participam da audiência o presidente da CDR, Marcelo Castro, e os senadores Eduardo Gomes e Izalci Lucas, entre outros, além de André Orengel, gerente de Interlocução Ministerial da Embratur; do presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio; do presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH Nacional), Manoel Linhares; do vice-presidente da Região Norte do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur); Bruno Dantas; da diretora do Centro-Oeste da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), Karina Câmara, e do presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Distrito Federal (ABAV-DF), Levi Barbosa.

Por Paula Rosa e André Martins/ Assessoria de Comunicação MTUr/ Foto Crédito: Roberto Castro/MTur