Número de passageiros aéreos em maio supera pré-pandemia e atinge melhor mês dos últimos 8 anos

Ao todo, foram transportados mais de 7,3 milhões de passageiros com destaques para os voos entre São Paulo (SP) e Recife (PE)

O setor aéreo brasileiro bateu recorde de passageiros transportados em maio. É o que aponta os dados mais recentes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Ao todo, 7,3 milhões de passageiros voaram pelo país no mês. O número é o maior dos últimos 8 anos, superando, pela primeira vez, os índices pré-pandemia. Ao longo dos cinco primeiros meses de 2023, o Brasil já registrou 36,6 milhões de passageiros, quantitativo maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, destacou a importância da retomada do setor aéreo para o turismo brasileiro. “Essa conquista é resultado de um trabalho árduo e dedicado. Estamos dando passos importantes em direção a uma sociedade mais inclusiva, impulsionando o desenvolvimento econômico e criando oportunidades para todos. Esse é o compromisso da nossa gestão e do presidente Lula. É um bom resultado para o turismo, para a economia e para o Brasil”, disse a ministra.

Segundo o relatório da Anac, a demanda por voos cresceu 7% e a oferta de assentos foi 13,8% maior. Entre os terminais mais movimentados no período aparecem Guarulhos (SP), Brasília (DF), Congonhas (SP) e Recife (PE). Já em relação aos voos com maior movimentação, figuram Recife/Guarulhos, Guarulhos/Fortaleza, Congonhas/Recife, Salvador/Congonhas e Congonhas/Brasília.

Dados do Ministério do Turismo apontam que o mês de julho também trará bons resultados. Segundo a Pasta, o setor aéreo deve ofertar mais de 4,2 mil voos extras durante o mês. A região que mais deve receber voos no período é o Nordeste, conhecido por sua extensa costa litorânea e destinos paradisíacos.

CONSUMIDOR TURISTA – Os passageiros que viajam de avião têm à disposição três edições da publicação “Consumidor Turista”, produzidos pelos Ministérios do Turismo (MTur) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Com linguagem clara e objetiva, os guias se propõem a informar os direitos e deveres dos consumidores na preparação de viagens e contratação de serviços.

Entre as informações está a realização do check-in, presencial ou via internet, e a apresentação do cartão de embarque, on-line ou impresso, para a entrada no voo. Outra dica que o documento traz é a importância de se atentar à pontualidade. Mesmo que o viajante chegue e encontre a aeronave ainda estacionada, se o embarque já tiver sido encerrado, perderá o voo.

Por Victor Maciel/ASCOM MTUR

Nota de Pesar

O Sindhotéis e o Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo de Foz do Iguaçu, com profundo pesar, lamentam e se solidarizam com familiares, amigos e