Paraná oferta alternativas turísticas para o Carnaval

Experiências em todo estado podem ser conhecidas no portal Experiências Turísticas

O Carnaval é uma das datas comemorativas mais animadas do Brasil. Neste ano, acontece na primeira quinzena de fevereiro. Mas, há quem quer fugir do movimento e está em busca de ter um período longe das festas, com atividades diferentes. Em 2023, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o período da festa popular movimentou mais de R$ 8 bilhões no País.

E para quem está à procura de um período mais tranquilo, o Paraná conta com opções de diferentes segmentos, como: gastronomia, cultura, saúde e beleza, tecnologia e inovação, ecoturismo e no meio rural. Elas estão disponíveis no Experiências Turísticas do Paraná, portal que reúne 163 opções de turismo disponíveis em 54 municípios.

A coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR, Patricia Albanez, aponta que as datas comemorativas costumam movimentar o turismo, com o aumento de consumo de atividades de lazer e deslocamento das pessoas.

“Na busca para se diferenciar no mercado, quem empreende pode investir em diferentes motivações, organizar visitas e contar histórias, criando novas experiências para o seu cliente e também para alcançar um novo público. Baseado nisso, fizemos jornadas de capacitação e as melhores experiências foram para o portal, que está preparado com informações para auxiliar o turista”, explica.

Melodia dos pássaros ao ar livre
Fabricio Vilela de Araújo é proprietário e criador da Bird Watching Foz – Cantos e Encantos do Iguaçu, empresa dedicada à contemplação e observação da avifauna (conjunto de aves) da região do Parque Nacional Iguaçu. Com ele, a experiência turística é imersiva e exclusiva.

“Somos credenciados ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que nos permite entrar nas trilhas do Parque e realizar a contemplação. Faz dois anos que atuo no local e moldo o passeio de acordo com o que o turista deseja. Essa conexão aguça a audição e a visão, pois as pessoas precisam estar atentar para as aves. Também aguça o paladar, porque degustamos frutos nativos pelo caminho e o olfato, com o perfume das flores e da mata”, enumera.

Os passeios costumam ser realizados quase sempre pela manhã, quando a atividade dos pássaros é mais intensa, com no máximo cinco pessoas, para evitar agitação. Mas, além dos pássaros, os passeios quase sempre reservam outras surpresas.

“É um passeio no meio da Mata Atlântica. São trilhas, entre um e dez quilômetros, que nos presenteiam não apenas com a avifauna. Podemos encontrar cobras, pegadas de onças, insetos e borboletas diferentes, antas. Busco trazer informação sobre a região, a história dos guaranis e do Parque, apresentar as plantas e as orquídeas nativas. São passeios para todos os públicos interessados na natureza. É uma experiência realmente imersiva e marcante para quem participa”, incentiva Fabricio.

Desbravando a selva de pedra
Perfeito para quem pretende ficar em Curitiba neste Carnaval ou para aqueles que vão passar a “Folia” na Capital, o Curitigame é um tour presencial e interativo. A atração é um jogo para “turistar” por Curitiba em família, que oferece uma experiência educativa e divertida de cerca de duas a três horas. Nele, os participantes são convidados a explorar a cidade a pé, em um formato de caça ao tesouro, onde a tecnologia se torna uma aliada na descoberta dos encantos da cidade.

O Curitigame é um passeio interativo em Curitiba, ideal para famílias com crianças que desejam explorar a cultura e história da cidade. Foto: divulgação

De acordo com Paula Patrícia Torres Teixeira, sócia da Vivenciar Turismo, empresa que criou o Curitigame, a atração incentiva os participantes a vivenciar Curitiba de uma forma diferente. O passeio, segundo ela, é uma celebração da história e da cultura locais, permitindo que as famílias criem memórias afetivas duradouras com a cidade e entre si.

“No percurso, será possível vivenciar por meio dos cinco sentidos; brincadeiras em um grande centro metropolitano sem perder a magia das histórias”, detalha Paula.

A atividade é acessível a todos que estão aptos para pequenas caminhadas, tornando o Curitigame uma experiência inclusiva e envolvente.

Experiência sensorial com degustação
No sul do Paraná, outro destino turístico em atividade é a “Esperienza in Cantina”, em Bituruna. Michele Bertoletti Rosso, CEO da Vinícola Sanber, indica que a região está preparada com diversas atrações para o período de carnaval.

Michele Bertoletti Rosso, CEO da Vinícola Sanber. Foto Divulgação.

“Bituruna está pronta para oferecer uma experiência única para quem deseja vivenciar o carnaval de uma forma diferente. Teremos a Festa da Uva e o Rodeio Crioulo. A Festa, por exemplo, é a coroação da safra do ano, uma comemoração pelas uvas colhidas e pela qualidade alcançada. Teremos uma programação muito legal, com a exposição de produtos. Além disso, os turistas terão a oportunidade de conhecerem as vinícolas da região, a nossa história e fazer a degustação. Quem tiver a oportunidade, pode passar um carnaval diferente, ao redor de uvas e vinhos”, convida.

Portal
O Experiências Turísticas do Paraná (https://sites.pr.sebrae.com.br/experienciasturisticas/) é resultado de parceria do Sebrae/PR e da Secretaria de Turismo do Paraná (Setu-PR), com o apoio do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), das Instâncias de Governança Regional do Turismo, prefeituras municipais e associações.

(Sebrae PR/ Foto da da ave jacutinga – Fabricio Vilela Araújo).