Parque Tecnológico Itaipu apresenta oportunidades para o turismo brasileiro no Rio Innovation Week

O PTI e a EmbraturLAB unem forças no Rio Innovation Week para impulsionar o turismo brasileiro através da inovação e da tecnologia.

O Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI), está presente no Rio Innovation Week (RIW), considerado um dos maiores eventos de tecnologia da América Latina. Realizado entre os dias 3 e 6 de outubro, no Píer Mauá, Rio de Janeiro, o evento tem como tema open innovation, democratização da tecnologia e empreendedorismo.

A 3° Edição do RIW conta com 50.000m² de evento, 30 conferências, mais de 1800 palestrantes convidados, 200 startups e incubadoras fomentando negócios, 250 expositores apresentando inovações e soluções para a transformação dos negócios e da sociedade, além workshops, mentorias e networking.

Trazendo oportunidades para o desenvolvimento do turismo brasileiro por meio da sustentabilidade e da tecnologia, o PTI está presente no evento juntamente com a EmbraturLAB. No estante compartilhado, o público do evento está tendo a oportunidade de conhecer soluções, espaços para inovação, incentivos a novos negócios, atuações em pesquisa e de se conectar com as instituições, além do estúdio preparado para transmissões dos conteúdos no Youtube da Embratur. Óculos de realidade virtual com tour pela Usina de Itaipu também garantem a experiência aos visitantes durante toda a programação.

No decorrer dos quatro dias, também estão sendo promovidas uma série de agendas de palestras, painéis e bate-papos.

Abrindo a participação do PTI no primeiro dia (03), o tema “Conectando Inovações: a Revolução 5G” esteve em destaque em palestra com o técnico do centro de tecnologias aplicadas, Naelton Fonseca. A Expedição do Conhecimento, estrutura itinerante que traz atividades interativas de educação ambiental, também foi apresentado pela gerente de educação, Karina Custodio e pela gerente de turismo sustentável, Silvana Gomes.

Os participantes também puderam conhecer a atuação da Incubadora Santos Dumont, com a apresentação do coordenador Wilmar Ribeiro Junior e acompanhar os pitch’s das startups incubadas Bittur, Sismetro, Fubá, FastGet e Iotree, que também estão participando do RIW, visitando estandes e se conectando com outros participantes do evento.

Na quarta-feira (04), o sistema para monitoramento e emissão de alertas em tempo real sobre presença de onças utilizando a inteligência artificial, foi apresentado pelo profissional de TIC do Centro de Inteligência e Gestão Territorial, Jose Gomes Lopes Filho. O Programa de Inovação Aberta para o Turismo, o ConectaIGU, lançado pelo EmbraturLAB e pelo PTI também esteve em evidência neste dia, com a apresentação dos objetivos, contribuições para a área e status de desenvolvimento.

Fortalecimento do turismo – O diretor de turismo do PTI, Yuri Benites, ressaltou a recente criação da diretoria de turismo e o diferencial com a primeira participação da instituição no evento trazendo essa temática. “O PTI vem para o RIW nessa parceria com a Embratur que já tem rendido bons frutos. Em um espaço em conjunto, a Embratur, empresa de promoção de turismo traz a inovação como uma de suas missões e se une ao Parque Tecnológico, que incrementa o turismo”, disse.

“É uma excelente oportunidade de trazer como essas duas grandes instituições estão se posicionando, uma trazendo a inovação e outra o turismo, como nós estamos nos conectando e integrando, seja por editais específicos ou na discussão e fortalecimento do turismo no Brasil”, afirmou Yuri.

O diretor de inovação e gestão da Embratur, Roberto Gevaerd, destacou a importância da parceria da instituição com o PTI em um dos maiores eventos de tecnologia e inovação da América Latina. “Nosso objetivo central é aproximar a inovação e a tecnologia ao turismo, para dinamizar o setor e ampliar cada vez mais a capacidade de atender mais e melhor os turistas estrangeiros. A união entre o PTI e a Embratur é fundamental para a ampliar o volume e a qualidade do atendimento aos turistas”, contou.

Segundo o diretor de negócios e empreendedorismo, Eduardo de Miranda, o edital Conecta IGU, em parceria com a Embratur, lançou alguns desafios para transformar o setor de turismo por meio da inovação. “Selecionamos algumas empresas e agora estamos fazendo o processo de incubação, aceleração e mentorias, disponibilizando todo o nosso espaço do PTI para que as empresas desenvolvam tecnologias para a área do turismo. E vem mais novidades, esse foi o primeiro edital e a gente já está pensando em novas parcerias”, disse.

(Assessoria de Imprensa PTI).