Home »

Parque Tecnológico Itaipu fortalece o setor de turismo com a criação de uma nova diretoria

Parque Tecnológico Itaipu fortalece o setor de turismo com a criação de uma nova diretoria

 

Neste Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) marcou um momento histórico ao realizar a cerimônia de posse do primeiro Diretor de Turismo do PTI, Yuri Benites. O evento aconteceu no Mirante do Lago, nas dependências da Itaipu Binacional.

O Parque Tecnológico Itaipu, já reconhecido por sua excelência em tecnologia e inovação, agora busca expandir seu papel como um centro de referência também no turismo. Além do desenvolvimento de soluções inovadoras para a área, o PTI também é responsável por gerir os atrativos turísticos da Itaipu Binacional, garantindo sua viabilidade econômica e financeira, através do Complexo Turístico Itaipu.

A escolha deste dia para a posse não foi por acaso, a nomeação do Diretor de Turismo e a criação desta diretoria refletem o comprometimento do PTI com a promoção do turismo sustentável na região, buscando promover a educação e conscientização sobre a importância da preservação ambiental e cultural. Esta iniciativa se alinha com o Dia Mundial do Turismo, que neste ano tem como tema “Turismo para um Crescimento Inclusivo”.

O novo diretor, Yuri Benites, será responsável por liderar a estratégia de desenvolvimento do turismo no PTI, promovendo parcerias e estimulando a sinergia do Parque com o setor privado, órgãos governamentais e a comunidade local.

Segundo Yuri, a nova diretoria terá diversas frentes de atuação, como educação e ciência com a pesquisa de dados, em paralelo ao desenvolvimento e vendas de soluções com base nas necessidades de municípios e empresas, além de ser uma Smart vitrine das soluções desenvolvidas. “O complexo turístico, que é a nossa operação do turismo, nós definimos que ele vai ser um ambiente de testagem, ele vai ser um Sandbox, vai ser uma smart vitrine do turismo, onde a gente já está aplicando algumas tecnologias. Então o trabalho agora é utilizar o que já possuímos de expertise dentro do parque tecnológico, de tecnologias e soluções e ver o que a gente pode agregar ao turismo local, regional e nacional” afirmou.

Irineu Colombo, diretor superintende do Parque Tecnológico Itaipu afirma que a função do parque é gerar conhecimento tecnológico, e nesse caso será voltado para o turismo. A nova diretoria vai produzir conhecimento, tecnologia, metodologias de gestão e operação do turismo para outras empresas e outros ambientes turísticos. “Vai ser um grande desafio. É uma nova etapa PTI e, particularmente, uma nova etapa para o setor de cuidados de turismo do PTI. Agora a diretoria tem mais recursos, mais capacidade e mais interlocução, mais visibilidade e tem muito a contribuir para o Brasil nesse sentido” destacou.

A iniciativa está diretamente alinhada com a missão de sua instituidora Itaipu Binacional, um dos principais atrativos turísticos da região e que possui o turismo como um dos pilares de sua missão, atuando na promoção da atividade turística como forma de estimular o desenvolvimento da região de fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

Segundo o diretor de coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni, a intenção é não apenas atrair visitantes para a região, mas também garantir que essas visitas se traduzam em benefícios tangíveis para a comunidade local e para o meio ambiente. “A criação da Diretoria de Turismo é um passo natural na evolução do PTI. Na nossa avaliação, foi um acerto muito grande ter criado essa diretoria pela importância que tem tido turismo para Foz do Iguaçu, para a região, e também para trabalhar o turismo sustentável. O turismo tem muito a ver com geração de emprego, renda, mas também qualidade de vida” afirmou.

A cerimônia de posse contou com a presença de autoridades locais, representantes da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu, e foi seguida por um coquetel de celebração, possibilitando aos presentes a oportunidade criar conexões e entender melhor as iniciativas de turismo em desenvolvimento.

Conheça o novo diretor de turismo do PTI

O novo diretor Yuri Benites é iguaçuense, graduado em administração pública, possui pós-graduação em gestão de turismo e hospitalidade e MBA em planejamento e gestão estratégica.

Iniciou sua carreira profissional em 2006, por meio do programa de profissionalização em turismo do Trilha Jovem, sendo aluno da primeira turma do projeto apoiado e sediado no PTI.

Analista sênior da fundação PTI, iniciou a carreira como funcionário em 2010, onde dentre diversas atividades foi assessor do conselho diretor.
Desde 2016 atua no Complexo Turístico Itaipu, tendo passado pelas gerências de planejamento e negócios, operacional e gerência geral, cargo que ocupa atualmente.

Na governança do trade turístico, integrou o conselho paranaense de turismo e atuou como secretário-geral do Fundo Iguaçu e mais recentemente como presidente do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, atualmente é conselheiro fiscal do Visit Iguassu e integrante do conselho do Parque Nacional do Iguaçu – Conparni e da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.

(Assessoria de Imprensa).

Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO