Estudo tem como objetivo conhecer o perfil do viajante no segmento, bem como seus hábitos e interesses. Dados servirão para tomada de decisões no âmbito turístico
Para melhorar cada vez mais os produtos e serviços turísticos, o Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Rede de Turismo Rural Consciente (Rede TRC), está apoiando o lançamento da segunda edição da pesquisa “Demanda Turismo Rural”, realizada pela SPRINT Dados e que tem como objetivo conhecer o perfil, as preferências e as necessidades do público brasileiro em relação ao turismo rural. Podem participar respondendo o questionário interessados no segmento, pessoas que já viajaram para o campo e/ou já tiveram algum tipo de experiência com o turismo rural.
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O questionário é rápido e simples de ser respondido, levando apenas alguns minutos para sua conclusão. Os resultados não serão comercializados e serão disponibilizados gratuitamente para os empreendedores do segmento, para o MTur e para a Rede TRC, sendo também divulgado publicamente.
“É muito importante que os turistas participem da pesquisa, pois dessa forma o MTur vai conhecer as demandas, necessidades, hábitos e interesses de quem, assim como nós, é apaixonado por esse segmento e quer vê-lo ainda mais forte. Os resultados do levantamento darão suporte na tomada de decisões no âmbito turístico, bem como no fomento a ações para ampliar o Turismo Rural no nosso país”, ressaltou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
Na primeira edição da “Pesquisa de Demanda do Turismo Rural”, em 2022, a SPRINT Dados disponibilizou um e-book com os resultados e foi possível constatar que o viajante dessa demanda considerava importante estar com a família, sentir-se autorrealizado e ter um momento de diversão e lazer. A pesquisa ainda revelou que os respondentes buscavam empreendimentos com atividades ligadas à sustentabilidade.
A primeira edição apontou que os principais motivos para uma viagem de turismo rural foram: contato com a natureza (72%); apreciar o ambiente rural (42%) e conexão com a família (36%). No top 7 das atividades mais buscadas, os viajantes do interior do Brasil consideraram como atributos relevantes: comida caseira (76%); contemplação da natureza (75%); atividades em família (68%); trilhas (64%); espaços de relaxamento (57%); aprender algo novo (56%) e contato com os animais (51%).
Agora, a segunda edição terá como objetivo atualizar os dados, ampliar a amostra e trazer ainda mais visibilidade ao estudo, tanto na sua fase de coleta, como nos resultados. É importante ressaltar que informações pessoais não serão divulgadas.
TURISMO RURAL – O turismo rural é uma importante atividade econômica e cultural no Brasil. Além de oferecer aos visitantes a oportunidade de vivenciar experiências únicas em meio à natureza, essa modalidade também impulsiona a economia das regiões rurais do país, gerando emprego e renda para as comunidades locais.
Com a pandemia da Covid-19, o turismo rural ganhou ainda mais destaque, sendo uma opção segura e atraente para aqueles que buscam escapar da grande movimentação das grandes cidades e se reconectar com o meio ambiente.
Diante da importância desse segmento, o MTur tem investido em ações para promover o turismo rural. A Pasta vem trabalhando, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério da Igualdade Racial (MIR), Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e Universidade Federal Fluminense (UFF), o projeto Experiências do Brasil Original, que tem como objetivo ampliar e diversificar a oferta turística brasileira por meio do desenvolvimento de experiências turísticas memoráveis oferecidas por povos e comunidades tradicionais, especialmente indígenas e quilombolas, por meio de qualificação de povos indígenas e populações quilombolas, para que ofereçam diferencial competitivo, com foco em tendências de mercado.
Em 2021 e 2022, foi realizado o Projeto Experiências do Brasil Rural, em parceria com o MAPA e a UFF, objetivando promover o fortalecimento da agricultura familiar no turismo por meio do incentivo à promoção e comercialização de produtos e serviços da agricultura familiar no turismo. O projeto teve como resultado 14 roteiros de turismo rural qualificado, abrangendo 9 estados e 40 municípios, mais de 130 Experiências Turísticas desenvolvidas, mais de 100 agricultores familiares beneficiados, além de mais de 130 empreendedores turísticos favorecidos.
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Por Nayara Oliveira / ASCOM MTur/Foto: Museu rural Ango Kersten em Joinville – SC. Crédito: divulgação MTur