Porto de Paranaguá recebe navio de luxo e passageiros já têm passeios agendados no Litoral

Navio da operadora Silversea Cruises traz bordo 224 passageiros americanos, britânicos, belgas e alemães. Um grupo segue para Curitiba para descer a Serra do Mar de trem. Outros dois se dividem entre Morretes e Paranaguá

Na segunda-feira (03), às 5h20, atraca no Porto de Paranaguá o luxuoso navio Silver Wind, da operadora Silversea Cruises. Traz a bordo 224 passageiros americanos, britânicos, belgas e alemães, todos com passeios agendados para conhecer o Litoral.

O primeiro grupo desembarca às 6h, segue de ônibus até Curitiba e desce a Serra do Mar de trem. O segundo irá entre 7h e 8h a Morretes para desbravar com veículos 4×4 as estradas rurais da região. E o terceiro, que desembarca 8h30, tem agendada uma caminhada cultural pela cidade de Paranaguá, envolvendo o Museu de Arqueologia e Etnologia, o Centro Histórico e o Mercado Municipal da cidade.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, quem ganha é a cidade de Paranaguá e o Litoral do Estado. “E o melhor é que esse movimento de turistas durante a temporada de navios de cruzeiros, de novembro a março, só vai aumentar. A previsão é que cerca de 50 mil pessoas passem por Paranaguá”, disse.

“Eles vêm e gastam no comércio, na padaria, nas farmácias, nos hotéis, restaurantes, estacionamentos. Geram emprego e renda para toda população parnanguara. A presença desses navios na cidade incrementa a matriz econômica do turismo no município”, afirma o diretor.

Bibiana Antoniacomi, diretora da Special Paraná Turismo Receptivo, conta que a programação atraiu muito a atenção dos passageiros e que todos vão descer. “A caminhada cultural será focada na história, na gastronomia, nos costumes de Paranaguá. Os que vão para Morretes, além dos passeios de jipe, vão visitar um alambique. E os que optaram por descer a Serra de Mar de trem, vão viajar nos vagões de luxo. Sempre acompanhados por guias e equipe locais, para mostrar o que nossa região tem de melhor”, explica.

ROTA DOS CRUZEIROS – A chegada do luxuoso navio Silver Wind acontece uma semana depois que a MSC Cruzeiros anunciou a inclusão, a partir de novembro, do Porto de Paranaguá na rota do navio MSC Lirica, com itinerários para Itajaí, Buenos Aires (Argentina) e Punta del Este (Uruguai).

O Silver Wind é um pequeno mas luxuoso navio com capacidade máxima de 96 passageiros e 250 tripulantes. Renovado em novembro de 2021, conjuga espaços amplos com ambientes íntimos. Dentro, são várias opções de acomodações, restaurantes e áreas públicas: convés com piscina, spa, bar, salão de beleza, observatório, academia de ginástica e até um estúdio fotográfico.

Por AEN/ Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN