Quais canais sua estratégia de mídia social deve incluir? Quando você está começando, é melhor escolher uma ou duas plataformas e se concentrar em executar bem suas estratégias, em vez de tentar ser visível em todos os lugares, mas sem recursos para responder a comentários e se envolver com sua comunidade. Muitos hotéis obtêm sucesso com o Instagram devido à sua preferência por conteúdo visual, mas as plataformas que fazem mais sentido para sua propriedade serão aquelas que se alinham com seus hóspedes-alvo.
Instagram: Com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais em todo o mundo e 143 milhões nos Estados Unidos, o Instagram é uma das maiores plataformas de mídia social do mundo. O conteúdo do Instagram distorce o visual – fotos e vídeos são o pão com manteiga desta plataforma.
Facebook: Uma das primeiras plataformas de mídia social, a popularidade do Facebook estagnou nos últimos anos, mas a plataforma ainda tem quase 3 bilhões de usuários ativos mensais. Além de postar textos, fotos e vídeos no Facebook, você também pode compartilhar links para seu site ou blog no Facebook, ajudando a ampliar o alcance de seus canais de marketing direto.
Twitter: entre 330 e 350 milhões de pessoas usam o Twitter todos os meses, muitas delas fora dos EUA, tornando o Twitter uma plataforma popular, mas não tão amplamente usada quanto o Instagram ou o Facebook. As postagens do Twitter eram limitadas a 140 caracteres no início, depois a 280 caracteres e, no início de 2023, o Twitter começou a permitir que os usuários postassem Tweets mais longos.
TikTok: a plataforma de mídia social de crescimento mais rápido, TikTok passou da obscuridade para onipresente entre 2017 e 2020. Hoje, a plataforma tem mais de 1,5 bilhão de usuários ativos mensais em todo o mundo. O principal meio de conteúdo do TikTok é o vídeo: os usuários postam vídeos curtos, geralmente com música ou narração.
YouTube: plataforma de mídia social baseada em vídeo e é o segundo site mais visitado do mundo, com 2,5 usuários ativos mensais. O conteúdo do YouTube varia de vlogs a transmissões ao vivo e de videoclipes a longas-metragens.
LinkedIn: Com quase 1 bilhão de usuários registrados, o LinkedIn é uma plataforma de mídia social focada em negócios. Você pode encontrar ofertas de emprego, perfis de empresas e oportunidades de networking neste site, e as marcas podem aproveitar o LinkedIn para marketing de funcionários, aquisição de talentos e relações públicas, além de anunciar para um público de profissionais.
Tripadvisor: conhecido como uma das maiores plataformas de avaliações do mundo, o Tripadvisor não é necessariamente uma plataforma de mídia social, mas é um importante ponto de contato da marca para hotéis. Hóspedes anteriores compartilham suas experiências honestas, e hóspedes em potencial acessam o Tripadvisor em busca de inspiração e informações durante o processo de reserva. O Tripadvisor.com recebe quase 200 milhões de visitas por mês.
(Assessoria de Comunicação Sindhotéis, com informações hoteltechreport.com).