Reunião de ministros do Mercosul coloca tecnologia e conexões aéreas como focos para fomentar turismo e integrar países

Embratur participou da Reunião de Ministros do Mercosul e da Reunião Especializada de Turismo do Mercosul (RET), na qual os temas foram debatidos

Conectividade aérea, facilitação turística e promoção do turismo foram os três compromissos firmados por Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai durante a XXIX Reunião de Ministros de Turismo (RMTur) do Mercosul e da Reunião Especializada de Turismo do Mercosul (RET), que teve participação da Embratur junto com o Ministério do Turismo (MTur). O presidente da Agência, Marcelo Freixo, foi representado pela Assessora Internacional da Embratur, Larissa Ushizima.

Os três compromissos estão elencados na Carta dos Ministros, ou “Carta de Foz do Iguaçu”, documento assinado pelas autoridades na quinta-feira (23), na sede da Itaipu Binacional, no Paraná, em que os países participantes se comprometeram a seguir com debates após o Paraguai assumir a presidência do Mercosul. Coube à Embratur, em parceria com o MTur, pasta comandada pelo ministro Celso Sabino, presente no evento, sugerir dois dos temas debatidos: o aumento das conexões entre os integrantes do Mercosul e a facilitação da circulação de turistas nas fronteiras terrestres.

De acordo com Larissa Ushizima, a Embratur vem trabalhando nessa conectividade. A Assessora Internacional lembrou que, para a Agência, “o turismo regional na América Latina é chave para o desenvolvimento do setor e, também, da integração regional”. “Os países do Mercosul e associados, como o Chile, são os principais emissores de turistas estrangeiros para o Brasil. Em 2022, por exemplo, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai ficaram entre os cinco principais mercados emissores de turistas para o Brasil”, destacou.

“Por isso, a Embratur acredita que esta Reunião de Ministros, associada às reuniões técnicas, são importantes fóruns para debater mecanismos e políticas que facilitem a integração regional entre nossos países”, complementou Larissa Ushizima.

Durante a XXIX RMTur, os países também se comprometeram a trabalhar a promoção turística conjunta em prol do desenvolvimento sustentável. Importante destacar que a Embratur tem uma série de iniciativas que contribuem diretamente com os pontos acertados pelos países membros na reunião e vem trabalhando para garantir, por exemplo, a conectividade aérea.

Sobre o tema, o número de voos da Gol entre Brasil e Argentina vai passar de 60 para 120 na próxima temporada. A JetSmart, por sua vez, anunciou duas novas rotas entre Florianópolis-Buenos Aires e Florianópolis-Santiago com início previsto, respectivamente, para 30 de novembro e 27 de dezembro, três vezes por semana, com expectativa de atender 92 mil pessoas.

Além disso, a SKY terá novas rotas ligando Uruguai, Chile e Peru ao Brasil. E, a partir de 2024, a companhia vai lançar um voo saindo de Montevidéu, no Uruguai, com conexão em Lima, no Peru, e destino a Florianópolis (SC), três vezes por semana.

Solução tecnológica – A Embratur também aposta no uso da tecnologia para facilitar o trânsito de turistas na América Latina e o aumento da presença de turistas internacionais no Brasil. Uma das iniciativas é o programa Aceleração Conecta IGU, em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). O programa acelera startups que atuam na emissão de vistos, simplificação de documentos e requisitos para desburocratizar processos e eliminar filas.

A intenção é usar biometria e reconhecimento facial, por exemplo, para garantir tanto a segurança dos dados que foram coletados quanto a precisão do registro de entrada dos turistas internacionais no Brasil. As técnicas evitam, por exemplo, duplicações ou registros incorretos. É importante lembrar que 65% dos argentinos, 92% dos paraguaios e 74% dos uruguaios chegaram ao Brasil pela via terrestre em 2023.

(Embratur).

Nota de Pesar

O Sindhotéis e o Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo de Foz do Iguaçu, com profundo pesar, lamentam e se solidarizam com familiares, amigos e