Selo de Qualidade no Turismo do Paraná valoriza a gestão de pequenas empresas do setor

Cerimônia de premiação das micro e pequenas empresas do setor será realizada na próxima segunda-feira (20)

Cinquenta e sete empresas serão reconhecidas com o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, ciclo 2019/2023, que certifica estabelecimentos turísticos com alto padrão de qualidade em relação à gestão e à qualidade de serviços. A solenidade de premiação será na próxima segunda-feira (20), às 13h, na sede do Sebrae/PR, em Curitiba. Haverá o reconhecimento das empresas que receberam os selos Ouro, Prata e Bronze, em sete categorias: agenciamento, atrativos turísticos, espaço para eventos, gastronomia, meios de hospedagem, organizadoras de eventos e transportadora turística.

A edição traz novidades. Uma delas é o lançamento do Prêmio Aldo Carvalho, como forma de homenagear e reconhecer o trabalho do ex-coordenador estadual de Turismo do Sebrae/PR, criador do Selo e entusiasta do turismo, falecido em 2020. Nele, a empresa que obtiver a maior nota no Programa receberá um troféu. A outra novidade é o lançamento de um site, no qual será possível conhecer a história e os desafios das empresas chanceladas no Programa.

As empresas que serão premiadas no Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, conforme a coordenadora estadual de turismo do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, alcançaram altos índices de conformidade na gestão e na qualidade de atendimento ao turista.

“São empresas que tiveram coragem para fazer mudanças que impactaram na melhoria da gestão, alcançando um patamar diferenciado de qualidade. São negócios que estão mais preparados para enfrentar os desafios do mercado e crescer de forma mais estruturada. Com isso, esperamos que o Paraná seja referência no atendimento ao turista”, frisa.

Os negócios foram avaliados por um Comitê Gestor composto pelo Sebrae/PR e pela Fecomércio PR, que são os realizadores do Programa, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (SETU), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR) e Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (Abeoc-PR).

O Coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio PR, Giovanni Diego Bagatini, ressalta a importância do Selo de Qualidade no Turismo, que representa um ganho na valorização da marca das empresas participantes, que passam a oferecer a seus clientes serviços com mais qualidade.
“É uma satisfação retomarmos as premiações após o período de paralisação por conta da pandemia. As empresas premiadas adotaram boas práticas e procedimentos para seus negócios que resultaram na melhoria da competividade, por meio de planejamento, organização e compreensão de suas atividades”, pontua.

Pontuação – Para obter o Selo, a empresa precisou obter uma nota mínima de 80 pontos, que incluiu o roteiro de análise de excelência em gestão e dos processos internos relativos à categoria da sua atividade econômica e o turista oculto. As empresas chanceladas, passam por um processo de avaliação de conformidade. Os empresários que desejarem saber como está sua classificação, podem lançar mão da ferramenta TechSelos – plataforma que possibilita que qualquer empresa faça seu autodiagnóstico, gratuitamente.

(Assessoria).

Nota de Pesar

O Sindhotéis e o Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo de Foz do Iguaçu, com profundo pesar, lamentam e se solidarizam com familiares, amigos e