Os sindicatos podem promover ações conjuntas para beneficiar os trabalhadores, como a criação de cursos de capacitação profissional, parcerias com instituições de ensino e empresas para oferecer oportunidades de qualificação, além de se envolverem ativamente na formulação e implementação de políticas públicas relacionadas à formação profissional.
Na manhã desta terça-feira (10), o presidente do Sindhotéis, Camilo Rorato, e o diretor executivo Jefferson Amorim, estiveram reunidos com Itacir Mayer, presidente do Sindilojas, e Mutti Tarbine, diretor e vice-presidente da entidade.
Na reunião, os representantes dos sindicatos discutiram formas de fortalecer a colaboração entre as duas entidades. Um dos principais pontos de discussão foi a falta de profissionais qualificados para preencher as vagas disponíveis em lojas e hotéis. “Temos o mesmo propósito, fortalecer a classe, no ano passado iniciamos um trabalho em conjunto, fazendo reuniões e levantando as demandas de cada sindicato, são situações diferentes, mas almejamos o mesmo resultado, vamos juntar as forças e defender a classe”. Pontuou Itacir Mayer, presidente do Sindilojas.
Uma das pautas no encontro, foi sobre a mão de obra qualificada. “Há vagas disponíveis em lojas e hotéis, mas não há profissionais qualificados para suprir essa demanda. Vamos buscar junto ao SENAC, cursos específicos para atender à demanda, sobretudo para os hotéis. A expectativa da hotelaria para o próximo ano é excelente, o que também se reflete no comércio como um todo. Estamos confiantes que teremos um crescimento e profissionais qualificados, uma vez que o cliente está cada vez mais exigente.”
Camilo Rorato, presidente do Sindhotéis, destacou a importância de aproveitar o momento de crescimento no turismo e hotelaria para melhorar ainda mais o serviço oferecido. “A qualificação, educação e hospitalidade são fatores determinantes nesse processo, é importante destacar que é necessário garantir que esses cursos sejam acessíveis a todos e que haja vagas disponíveis para aqueles que desejam se capacitar. A qualificação não deve ser restrita apenas a profissionais que já estão empregados, mas também a pessoas que desejam ingressar na área”. Temos que elevar a qualidade do setor e contribuir para o desenvolvimento da indústria turística. Finalizou Rorato.
(Por Ismael Filadelphi – Assessoria de Comunicação Sindhotéis/IHGT).