Home »

Turismo internacional no Brasil crescerá 21% no primeiro trimestre, aponta estudo

Turismo internacional no Brasil crescerá 21% no primeiro trimestre, aponta estudo

Publicação da ForwardKeys, empresa espanhola especializada na análise de dados sobre viagens aéreas, avalia que o país vive um “notável” ressurgimento como destino turístico procurado em todo o mundo

“O Brasil está vivenciando um notável ressurgimento como destino turístico muito procurado – com suas paisagens diversas, cultura vibrante e hospitalidade calorosa despertando um interesse global renovado”. A avaliação é da ForwardKeys empresa espanhola especializada na análise de dados de viagens aéreas, que prevê alta de 21% nas chegadas de turistas internacionais ao Brasil no 1º trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2023.

Segundo a companhia, viagens da América do Sul rumo ao Brasil registram crescimento de 23%. Já as provenientes da União Europeia e do Reino Unido somam um aumento de 21%, enquanto as dos Estados Unidos acumulam expansão de 15%. Quanto às regiões mais buscadas, destaque para o Sul, apresentando avanço de 34%; o Norte (26%), o Sudeste (23%) e o Nordeste (13%). O Centro-Oeste, por sua vez, experimenta uma queda de 11%.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, atribui os resultados à melhoria da imagem do Brasil no exterior durante a atual gestão. “O mundo já percebe o nosso país como um destino mais comprometido com a sustentabilidade, a diversidade e a democracia. Esse reconhecimento deixa claro que o Brasil voltou revigorado ao cenário global, o que, certamente, vai influenciar a colocação do país no ranking de nações mais procuradas do planeta”, aposta Sabino.

Na análise por estados, Santa Catarina lidera a projeção de chegadas internacionais da FowardKeys, com uma alta de 53% ao longo dos três primeiros meses de 2024. A relação de Unidades da Federação líderes na área é composta, na sequência, por Rio Grande do Norte (46%), São Paulo (25%), Rio de Janeiro (23%), Minas Gerais (18%), Alagoas (15%), Pernambuco (14%), Ceará (11%), Paraná (9%), e Bahia (4%).

OTIMISMO – A procura do Brasil como destino de viajantes estrangeiros em 2023 reforça previsões otimistas para este ano. Conforme a ONU Turismo, o gasto de turistas internacionais no país atingiu um recorde histórico de R$ 34,5 bilhões, 1,5% acima do arrecadado em 2014, quando o Brasil sediou a Copa do Mundo. Ao longo de 2023, o Brasil recebeu 5,9 milhões de turistas estrangeiros, 62,7% a mais que em 2022, superando em 3% as estimativas da entidade.

Por André Martins /Assessoria de Comunicação do MTur/Foto: Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú (SC)

Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO