Home »

Usina de Itaipu volta a abrir o vertedouro neste sábado (15)

Usina de Itaipu volta a abrir o vertedouro neste sábado (15)

 

Calha esquerda foi reaberta para contribuir com o escoamento da água que chega ao reservatório. Turistas podem aproveitar para ver o espetáculo.

Apenas 12 dias após o fechamento das comportas, ocorrido depois de 80 dias de vertimento ininterrupto, a Itaipu Binacional reabriu o vertedouro neste sábado (15). O escoamento começou às 23h50 e deve prosseguir enquanto as condições de afluência se mantiverem elevadas. Às 0h35, a vazão vertida era de 2 milhões e 100 mil litros de água por segundo (2.100 m3/s).

A previsão de chuvas e a abertura de comportas de outras usinas a montante (acima) da Itaipu levaram à decisão da Diretoria Técnica da usina, instalada na divisa entre Brasil e Paraguai. Outro fator é a menor demanda de energia nos últimos dias, depois do feriado da Páscoa.

“Com a redução da carga a partir do feriado de Páscoa, somado às chuvas que ocorreram na bacia do rio Grande, houve a necessidade de serem reabertos os vertedouros de algumas usinas a montante de Itaipu”, explicou o superintendente de Operação da Itaipu, Rodrigo Pimenta. “Especialmente da Usina Hidrelétrica Ilha Solteira, última usina com capacidade de regularização da calha principal do rio Paraná e que atingiu sua capacidade máxima de armazenamento”.

Com o cenário atual, não há previsão de inundações a jusante (abaixo) da usina. A vazão média prevista para o vertimento é de 1 milhão e 500 mil litros de água por segundo (1.500 m3/s), equivalente à vazão média das Cataratas do Iguaçu.

Turismo

Com a abertura do vertedouro, os turistas que visitarem a usina terão um atrativo a mais na usina. Durante os 80 dias em que esteve aberto, entre 14 de janeiro e 3 de abril, o movimento turístico aumentou em 83%. A parada no vertedouro é parte dos roteiros das visitas Panorâmica e Especial. Para mais informações, acesse: https://www.turismoitaipu.com.br/

(Assessoria de Imprensa Itaipu Binacional/ Foto de arquivo: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional).

Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

Workshop de Segurança de Alimentos

Nesta sexta (14), aconteceu no Sindhotéis, o workshop de Segurança de Alimentos, onde 30 participantes ligados a hotelaria e gastronomia, participaram.  A nutricionista Suyan Alexandre

LEIA MAIS

“Não é Não”

“Não é Não”, destinado a prevenir o constrangimento e a violência contra a mulher em ambientes nos quais sejam vendidas bebidas alcoólicas, como casas noturnas,

LEIA MAIS