Dia Mundial do Turismo

Temos muito o que comemorar!

Hoje, 27 de setembro, comemora-se o Dia Internacional do Turismo, ainda com reflexos da pandemia, é o momento de recuperação e reconstrução para a indústria do turismo em todo o mundo. Oportunidade para celebrar a resiliência e adaptabilidade do setor, e destacar o papel crucial que o turismo desempenha na recuperação econômica e social.

Neste ano a Organização Mundial de Turismo (OMT), escolheu como tema das celebrações, o “Turismo & Investimentos Verdes”, uma das principais prioridades para a recuperação do turismo, crescimento e desenvolvimento futuros. Essa data é importante para lembrarmos da importância do turismo em nossas vidas, além de ser uma oportunidade de refletir sobre como podemos viajar e explorar novos lugares de forma consciente e responsável.

Esse período de crise também está impulsionando a inovação e o surgimento de um novo perfil de turista. Uma das principais mudanças é a preocupação com a saúde e higiene. Os turistas estão mais atentos às medidas de segurança adotadas pelos destinos, hotéis, restaurantes e demais estabelecimentos turísticos. O distanciamento social e o uso de equipamentos de proteção individual se tornaram práticas comuns e esperadas.

Além disso, a pandemia também acelerou a adoção de tecnologias no setor. O turismo está se tornando cada vez mais digital, com a utilização de aplicativos móveis, realidade aumentada e outras soluções tecnológicas para facilitar reservas, pagamentos e fornecer informações aos viajantes.

O turista pós-pandemia também demonstra um interesse maior por destinos menos congestionados e mais próximos da natureza. O ecoturismo e o turismo de aventura estão ganhando destaque, pois oferecem uma maneira de viajar com menos aglomeração e maior contato com áreas naturais.

Outra tendência é o turismo sustentável e responsável. Os turistas estão mais conscientes sobre os impactos ambientais e sociais de suas viagens, buscando opções que sejam ambientalmente amigáveis, que promovam a preservação cultural e que beneficiem as comunidades locais.

Para Camilo Rorato, presidente do Sindhotéis de Foz e Região, esse novo perfil de turista que está surgindo no pós-pandemia é mais consciente, preocupado com a saúde e o bem-estar, tecnologicamente conectado e interessado em experiências autênticas e sustentáveis. “As empresas do setor de turismo precisam se adaptar a essas mudanças e oferecer produtos e serviços que atendam às expectativas desse novo público. Valorizando mais as experiências autênticas e personalizadas, viagens que proporcionem momentos únicos e memoráveis, como imersões na cultura local, workshops de culinária, tours personalizados e interações com moradores locais, estão se tornando mais populares”.

Os investimentos no setor de turismo em Foz do Iguaçu envolvem a construção de novos hotéis, restaurantes e a ampliação da infraestrutura local. Isso cria oportunidades de emprego e movimenta a economia da região. A cidade tem investido em melhorias na infraestrutura turística e no desenvolvimento de atrativos adicionais, buscando diversificar a oferta turística e atrair um público ainda maior.

Com isso, Foz do Iguaçu tem se consolidado como um importante destino turístico, tanto para visitantes nacionais quanto internacionais, e promete se tornar um polo de turismo cada vez mais competitivo no cenário atual.

(Por Ismael Filadelphi / Assessoria de Comunicação Sindhotéis/IHGT).