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MTur realiza primeira capacitação de destinos que foram selecionados na Estratégia Nacional DTI Brasil

MTur realiza primeira capacitação de destinos que foram selecionados na Estratégia Nacional DTI Brasil

Encontro com representantes das 10 cidades aconteceu entre os dias 19 e 21 de junho, em Brasília, para qualificar os destinos sobre os processos e etapas do projeto

O Ministério do Turismo (MTur) realizou a primeira capacitação presencial com representantes dos 10 destinos que foram selecionados na Estratégia Nacional DTI Brasil (são eles, na ordem de classificação: Foz do Iguaçu/PR, Goiânia/GO, Ponta Grossa/PR, Santos/SP, Joinville/SC, Vila Velha/ES, Fortaleza/CE, São Luís/MA, Gramado/RS e Bonito/MS). O encontro aconteceu entre os dias 19 e 21 de junho, na sede do MTur, em Brasília, e teve como objetivo qualificar os participantes a respeito do projeto, de seus processos e etapas, bem como abrir espaço de diálogo entre os selecionados.

A capacitação foi iniciada com a apresentação do Instituto Ciudades del Futuro, parceiro do MTur na iniciativa. Na qualificação, os representantes dos municípios puderam aprender sobre temas relacionados à Estratégia Nacional, como os requisitos a serem cumpridos, a apresentação do projeto-piloto, e a apresentação de programas e projetos do MTur relacionados ao DTI Brasil, como o Fungetur. O encontro também foi momento para troca de ideias, oficinas e plantão para tirar dúvidas.

Após a primeira capacitação, o Projeto terá continuidade por meio de outros treinamentos, além do acompanhamento e avaliação realizados por técnicos do Ministério, que visitarão os municípios nos momentos em que se fizerem necessários, verificando o andamento do projeto e emitindo, ao final de cada visita, um relatório conclusivo. Portanto, as cidades passarão por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local.

É importante ressaltar que os municípios selecionados só receberão o certificado de “DTI em Transformação” (o que não significa que sejam destinos turísticos inteligentes, mas que estão no caminho para essa transformação) após completarem o seu Plano de Transformação.

Esta é a segunda edição da Estratégia Nacional DTI Brasil, que já foi realizada como projeto-piloto com 10 destinos: Brasília/DF e Campo Grande/MT (Centro-Oeste): Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte). Todos receberam certificados de “DTI em Transformação”.

O QUE É UM DTI – Para ser um Destino Turístico Inteligente, o município precisa ser um espaço turístico inovador, acessível a todos, consolidado sobre uma infraestrutura tecnológica que garante o desenvolvimento sustentável do território, que facilita a interação e integração do visitante com o entorno e incrementa a qualidade da sua experiência no destino e a qualidade de vida dos residentes.

Os municípios participantes foram selecionados a partir de critérios como existência de policiamento turístico, plano de mobilidade, programa ou plano estratégico de cidade sustentável e/ou cidade inteligente, ações ou projetos relacionados ao desenvolvimento da economia criativa no destino, entre outros quesitos.

ETAPAS DA ESTRATÉGIA – A Estratégia Nacional é dividida em dois ciclos: no primeiro (em execução) é feito um diagnóstico, uma capacitação e um planejamento, onde é conhecida a situação em que a cidade se encontra, sendo o ponto de partida para o desenho de um Plano de Transformação que vai apoiar o município a se transformar, de fato, em um DTI.

Já a segunda etapa consiste em realizar a execução das ações contidas no Plano para que o município consiga o Selo DTI Brasil, que pode ser obtido após o destino passar por uma auditoria realizada por técnicos do Ministério do Turismo junto a um ou mais representantes do Instituto Ciudades del Futuro – parceiro do MTur nesta iniciativa. A partir daí, a cidade entra em um processo de melhoria contínua, ampliando sua capacidade de enfrentar novos desafios sociais, políticos, tecnológicos e econômicos.

Texto e Foto : Por Nayara Oliveira/ASCOM

 

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