Secretaria de Estado do Turismo, Viaje Paraná e Instituto Água e Terra vão representar o Estado no evento considerado o maior do gênero na América Latina, que acontece de 21 a 26 de setembro, em São Paulo. Estado abriga mais de 78 atrativos de turismo náutico.
Todo o potencial de turismo náutico paranaense estará na grande vitrine da 26ª edição do Boat Show São Paulo, que acontece de 21 a 26 de setembro na cidade de São Paulo. A Secretaria de Estado do Turismo (Setu), o serviço social autônomo Viaje Paraná e o Instituto Água e Terra vão representar o Estado no evento, considerado o maior do gênero na América Latina.
Em São Paulo, o formato deve repetir o sucesso das edições anteriores com público estimado em mais de 1 milhão de pessoas. A meta do governo paranaense é mostrar as riquezas naturais do Estado, como rios e lagos, e as áreas de preservação ambiental para esse universo que envolve adeptos ao turismo de aventura e natureza, os apaixonados por embarcações e representantes mundiais das grandes marcas no setor.
O secretário do Turismo, Márcio Nunes, ressaltou a participação como oportunidade para mostrar toda a diversidade da natureza paranaense, que abriga mais de 78 atrativos de turismo náutico e 29 Unidades de Conservação abertas à visitação. “Vamos mostrar o grande coração da Mata Atlântica e toda a magia do Paraná, com seus rios, corredeiras, quedas d´água, lagoas e lagos gigantes que encantam os visitantes”, disse.
Ele enfatizou os investimentos e programas formatados neste ano para as 19 regiões turísticas, entre abertura de linhas de crédito para empreendedores e capacitação da mão de obra. As ações são direcionadas para a melhoria na infraestrutura local e, ainda, para que os destinos saibam atender bem o visitante e vender o atrativo. “Estamos prontos para receber o turista. É isso que vamos mostrar na Boat Show São Paulo”, finalizou.
TURISMO NÁUTICO – A 26ª edição do Boat Show São Paulo reunirá expositores, tendências e lançamentos de barcos, jet skis, infláveis, motores e equipamentos. Para atender a expectativa de quem visita a feira, o IAT levará para o estande uma mostra do potencial do turismo náutico das áreas de conservação do Paraná.
De acordo com o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, o instituto participa do evento para promover o Projeto Parques Paraná. Ele elencou as unidades da Ilha do Mel, Ilha das Cobras, Parque Estadual do Boguaçu, Floresta do Palmito e Estação Ecológica do Guaraguaçu, que são banhadas por rios e mar, como exemplos de lugares que podem ser explorados.
“Além disso temos outras unidades, como a Estação Ecológica do Caiuá, o Parque Estadual Lago Azul, em Campo Mourão, dotados de reservatórios e rios que permitem a navegação”, complementou. O Parque Estadual do Cerrado, o Parque Estadual do Guartelá e o Parque Estadual do Vale do Codó que permitem atividades como rafting, acqua trekking e banhos.
PROMOÇÃO – O Serviço Social Autônomo Viaje Paraná chega à feira para respaldar a divulgação e apoiar a apresentação da oferta turística estadual. “Nossa meta é ampliar o leque de oportunidades de comercialização dos nossos destinos para o mercado interno e o exterior”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do órgão.
O Viaje Paraná foi criado com o objetivo de divulgar o Paraná e seus destinos, organizar, patrocinar e participar de eventos relacionados com a promoção e articular agentes econômicos do Estado e público interessado.
(Setu PR)